sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que os jornais noticiam sobre o Campeonato do Mundo

Eis o que os jornais noticiam sobre este Campeonato do Mundo após decorridos que estão quatro jogos :


Anand ganha o quarto jogo e está com um ponto de vantagem

Anand, que perdeu o primeiro jogo sem cerimónia, ganhou o segundo com brilhantismo e, depois de empatar o terceiro e ganhar o quarto de forma sustentada, os fans estão na expectativa para ver se o indiano conseguirá fazer a Topalov o que fez ao russo Vladimir Kramnik há um par de anos atrás em Bona, Alemanha. Anand, com o sacrifício de um cavalo, rasgou o jogo do búlgaro (...).


Anand esmaga Topalov no quarto jogo

"Anand jogou de forma brilhante hoje" - afirmou o comentador Zurab Azmaiparashvili, referindo que este primeiro sacrificou um peão, depois um cavalo e ainda um bispo para criar condições possíveis ao último assalto à vitória, tendo o rei de Topalov completamente exposto. Quando perguntaram ao campeão mundial se esses sacrifícios foram pré-preparados com a sua equipa, Anand retorquiu : “Não lhe sei responder a isso até que termine o campeonato". Anand que tem conseguido manter secreta a identidade de alguns elementos do seu staff técnico, terminou por afirmar que numa variação determinada, estava preparado para sacrificar ambas as suas torres para assegurar o checkmate - "Quando me apercebi disso, sabia que estava a ganhar."

Rei Anand acelerado esmaga Topalov - por Manisha Mohite

Os pesadelos são esquecidos mais rapidamente, se novos e agradáveis encontros se repetirem. Viswanathan Anand, depois de saborear o sucesso com a abertura Catalã contra Veselin Topalov no segundo jogo deste campeonato do mundo, estava com fome de mais ! Assim, esta abertura foi de novo a eleita pelo campeão. Enquanto Anand queria fazer a dobradinha, Topalov queria limpar da memória a derrota anterior e provar que o insuceso foi uma aberração e que estava pronto para rebater aquela abertura.

Viswanathan Anand ganha a dianteira com táctica

“Este foi um jogo brilhante por parte de Anand. Primeiro, fez uso de uma qualidade de jogo fantástica mas o castigo táctico devido à jogada descuidada de Topalov (h6) foi enorme. Foi, de facto, soberbo o que o indiano executou no tabuleiro"- comentou o ex-candidato a campeão do mundo e bem conhecido, Nigel Short.

Sem comentários: