terça-feira, 27 de abril de 2010

Anand v/s Topalov - Jogo 3 deu empate

E à terceira foi empate...
A audiência presente na sala para assistir a este terceiro embate Anand - Topalov viu um início de jogo normal e sem surpresas.
O jogo entrou numa variação Slav bem conhecida, onde as brancas obtiveram uma ligeira vantagem tendo as pretas conseguido o empate através de jogadas precisas .
Antes do jogo ter início, Topalov afirmou que jogaria de acordo com as regras de Sófia (*), apesar de estas não fazerem parte oficial do regulamento.
Anand respondeu-lhe durante a conferência de imprensa dizendo , " Vim para aqui para jogar de acordo com as regras do Campeonato do Mundo e não de acordo com as regras de Sófia ". Ora, depois da troca de bispos no lance 33, o jogo entrou numa posição clara de empate. Topalov e Anand continuaram a jogar. Depois do lance 41, Topalov dirigiu-se ao árbitro e solicitou-lhe o empate. O árbitro dirigiu-se então ao tabuleiro mas Anand, em vez de olha-lo, decidiu executar o seu próximo lance, dando indicação que pretendia continuar o jogo. O árbitro permaneceu junto à mesa até que se registaram três lances repetidos.
Isto foi o bastante para que no final não se tivessem cumprimentado.
Seguem ambos com uma vitória e um empate, estando o 4º jogo marcado para amanhã com acompanhamento em DIRECTO neste site.
REGRAS DE SÓFIA (*)
O jogador não deve oferecer o empate directamente ao seu oponente. Tal oferta deve ser concedida unicamente através do árbitro-chefe em três ocasiões : uma repetição tripla da posição, um cheque perpétuo ou em posições teóricas de empate técnico.
Veja ou reveja o jogo aqui .

Sem comentários: