quarta-feira, 21 de abril de 2010

Início do Campeonato do Mundo adiado por um dia

Afinal o início do Campeonato do Mundo entre Anand e Topalov vai mesmo ser adiado. Não por três dias como pretendia o jogador indiano, mas por apenas um. Georgios Makropolous, em carta timbrada da FIDE, escreveu ao primeiro-ministro búlgaro que é, simultaneamente, o presidente do comité organizador destes jogos para o Campeonato do Mundo FIDE 2010(CM), dando-lhe conta da sua decisão e apontando as seguintes como principais razões para tal tomada de posição :
1º - A chegada tardia a Sófia dos árbitros e restante staff bem como do campeão do mundo, não lhe permitindo gozar do período de sete dias (artº 8.2 do acordo prévio para este CM) que lhe permita contactar com as condições em que o mesmo será disputado, bem como assegurar-se que a sua equipa o poderá ajudar no plano técnico e logístico.
2º - De acordo com o mesmo acordo prévio, a inspecção final para que os jogos pudessem ter o seu início, deveria ter acontecido a 18 de Abril (cinco dias antes do primeiro jogo ter lugar - artº 3.9). Tal não foi possível devido ao atraso na chegada do staff organizador à capital búlgara, tendo sido acordado por todas as partes que essa inspecção irá ter lugar na manhã do próximo dia 21 (hoje). Portanto, este adiamento é também necessário para assegurar que tudo estará a postos no plano organizativo para que o CM decorra com a normalidade que se pretende.
A cerimónia de abertura não será, contudo, adiada e realizar-se-á no dia 21 (hoje) conforme previsto. O primeiro jogo deste confronto foi então remarcado para o próximo sábado, dia 24 de Abril de 2010.

Sem comentários: