segunda-feira, 9 de abril de 2012

Xadrez na Escola E.B. 1/J.I. Lama - Santo Tirso

Desde o passado mês de novembro que o NXST tem vindo a desenvolver o Xadrez junto da comunidade escolar da E. B. 1 da Lama, freguesia do nosso concelho.
O texto que a seguir transcrevemos foi publicado no boletim informativo da Associação de Pais da referida escola e é da responsabilidade do Presidente da Direção do NXST, prof. Ricardo Amaral, que amavelmente acedeu ao envio do mesmo para publicação aqui.

Xadrez na escola do 1º Ciclo da Lama
A escola espaço de amizade, campo experimental, de aprendizagem, de construção e aquisição de conhecimentos, de competências várias. Nesta escola o xadrez poderá também existir como uma excelente parcela formativa, a par da música, do teatro, dos desportos físicos. Quanto mais viva a escola, de acção, alegria, diversidade,cooperação e amor, melhor nos servirá. Na vida, somatório de experiências, esta escola revela-se determinante, na formação e renovação da sociedade. O Corpo Docente da Escola, o Executivo da Junta de Freguesia, a Associação de Pais e o Núcleo de Xadrez de Santo Tirso adicionaram vontades, tornando realidade a vivência do xadrez, aos alunos do 3º e 4º anos, embora por contágio e ânimo, com que a actividade tem sido vivida, a experiência tem tocado toda a população escolar e até os meninos do infantário já se aproximaram e mexeram nas peças. O Xadrez veio enriquecer a formação destas crianças. Com uma aula de xadrez de quarenta e cinco minutos, de quinze em quinze dias, já aprenderam a essência fundamentalmente estratégica do jogo, a simetria e beleza da sua estrutura, os conhecimentos básicos, jogaram com jogadores federados e praticantes regulares, demonstraram grande interesse e simpatia com esta actividade. No final do ano lectivo disputarão entre si a aprendizagem feita, num torneio de encerramento da actividade. Para mim, tripulante apaixonado desta aventura, o regresso é com o sonho noutras largadas.
Ricardo Amaral

Sem comentários: