domingo, 22 de abril de 2012

Torneio de Zurique : Aronian na frente à segunda ronda

O torneio de Zurique disputa-se naquela cidade entre 21 e 28 deste mês em 6 partidas clássicas de 120 minutos para os primeiros 40 lances, mais 60 minutos para os próximos 20, restando ainda mais 15 minutos com incrementos de 30 segundos desde o 61º lance. Caso o jogo termine em empate dentro das primeiras três horas, serão jogadas partidas rápidas que não contam, no entanto, para o resultado final. 

1ª Ronda : Kramnik 0 Aronian 1
O primeiro jogo entre Vladimir Kramnik e Levon Aronian terminou, surpreendentemente, com uma impressionantre vitória do arménio. O ex-campeão do mundo Kramnik, falhou a abertura e teve de lutar por um empate desde muito cedo. De uma forma rápida e segura, Aronian colocou pressão no adversário e, ao 40º lance, Kramnik cometeu um erro decisivo que expôs o seu rei a um ataque mortífero.
2ª Ronda : Aronian ½ Kramnik ½
O segundo jogo deste Torneio de Zurique terminou hoje com um empate, deixando Aronian à frente com 1½ contra o ½ ponto do seu adversário.
Aronian surpreendeu ao jogar 1.e4 pela primeira vez em muitos anos, e Kramnik respondeu com sólida defesa de Berlim em vez da sua habitual e favorita Petroff.
Ao optar por 9...Bxe6, o russo não chegou a preocupar Aronian que respondeu rapidamente com 10.Rd1+.
A tensão que se seguiu é típica desta defesa com as pretas a andarem perto do precipício mas a nunca chegarem a cair nas garras das brancas. Kramnik defendeu-se meticulosamente até extinguir as hipóteses de Aronian em conseguir vencer, tendo o jogo terminado empatado ao fim de 37 lances. 

Nome Nac Elo 1 2 3 4 5 6 Pts
Levon AronianARM28201½....
Vladimir KramnikRUS28010½....½

Amanhã será dia de descanso e, assim, a 3ª partida será disputada só na terça-feira com o russo a jogar de brancas.

Sem comentários: