terça-feira, 31 de maio de 2011

Torneios na Escola EB 2,3 João de Meira - Guimarães - 19 de Junho

No próximo dia 19 de Junho, domingo, a partir das 09:30 horas, decorre na Escola EB 2,3 João de Meira, em Guimarães, o VIII TORNEIO ABERTO – SUB 20 da ESCOLA EB 2,3 JOÃO DE MEIRA e o III TORNEIO SÉNIOR DA ESCOLA EB 2,3 JOÃO DE MEIRA.
Em seguida os dois regulamentos:

Regulamento VIII TORNEIO ABERTO – SUB 20 da ESCOLA EB 2,3 JOÃO DE MEIRA
1. O Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira, com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), das Juntas de Freguesia da Costa e de Oliveira do Castelo, do Agrupamento de Escolas Professor João de Meira e da Associação de Pais da Escola EB 2,3 João de Meira, organiza no dia 19 de Junho de 2011, nas suas instalações, à Rua Calouste Gulbenkian, em Guimarães, o VIII Torneio Aberto de Xadrez – Sub 20, em Partidas Semi-Rápidas, destinado a jovens federados e não federados, escolares ou não, nascidos até 1991 (Escalões Sub 08 a Sub 20).
2. A Direcção e a Arbitragem estarão a cargo do Prof. João Martinho, que nomeará árbitros auxiliares.
3. O Torneio será Absoluto, com classificações geral e por escalão, e realiza-se em Sistema Suíço de 8 sessões de 20 minutos por jogador, podendo vir a usar-se o sistema acelerado para as primeiras duas sessões. Para o emparceiramento e classificação usar-se-á o programa Swiss Manager, com os seguintes critérios de desempate:
1 – The results of the players in the same point group [11];
2 - Sum of Buchholz - Tie-Breaks (all Results) [25];
3 – Buchholz - Tie-Breaks (variable with parameter) (1,0,N,S,0,N) [37];
4 - Tie Breaks (variable with parameter) (1,1,N,S,0,N)[37];
5 - Sorteio.
4. Poderão ser concedidos até dois Byes de 0 pontos nas primeiras 6 rondas, se solicitados no momento da inscrição. Um jogador será eliminado após a primeira falta de comparência cuja justificação seja indeferida pela Direcção da prova. O torneio será proposto para ELO FPX de semi-rápidas.
5. Horário:
09. 30h – Abertura da recepção; publicação da lista das inscrições efectuadas anteriormente; confirmações, alterações e inscrições de última hora. Efectuação de todos os pagamentos.
10. 25h – Publicação da lista ordenada dos jogadores e do emparceiramento da 1ª ronda. As alterações efectuadas após esta hora só terão efeito a partir da 2ª ronda.
10. 30h. – Início da 1.ª ronda; seguindo-se a 2.ª e a 3.ª ronda, a cada 45 minutos, da parte de manhã.
12.30h - Almoço (abertura da cantina).
14. 30 h. – Início da 4.ª ronda, seguindo-se as restantes, a um ritmo de 45 minutos cada.
Lanche – depois da 6.ª ronda.
18. 30h – Cerimónia de Entrega dos prémios.
6. Almoço: poderá ser feito na escola, mediante inscrição prévia até dia 14 de Junho. A empresa que faz o almoço só garante o serviço se houver mais de 80 inscrições. Ementa: sopa de legumes, lombinhos de porco com cogumelos, arroz, salada de alface e cenoura, pão, fruta da época, água e sumo para os jovens / vinho para os adultos. Lanche: croissants e lanches, bolos variados e sandes, sumo de pacote (está em estudo a possibilidade de um lanche volante).
7. Inscrições
Inscrição só no torneio – 3 euros (para todos os jogadores).
Mas há outras modalidades de inscrição (todas elas já incluem a inscrição no torneio, para os jogadores):
A – Alunos/Jogadores e Acompanhantes do Agrupamento e do Clube de Xadrez João de Meira
1. Com almoço na escola (lanche incluído) – 7 euros
2. Só com lanche (sem almoço) - 3 euros
B - Jogadores de outros clubes/escolas:
1. Com almoço na escola (lanche incluído): 10 euros
2. Só com lanche (sem almoço) - 4 euros
C - Acompanhantes de outros clubes
1. Com almoço na escola (lanche incluído): 8 euros
2. Só com lanche na escola: 4 euros
Prazos para as inscrições: com almoço, até dia 14 de Junho, às 24h (3.ª feira); sem almoço, até 17 de Junho, às 13h. (6.ª feira).
O pagamento, excepto dos alunos do agrupamento e dos jogadores do clube organizador, deve ser feito por depósito ou transferência para a conta da CGD com o NIB 003520400003783063034, devendo-se enviar o comprovativo, com a identificação do jogador ou clube, para xadrezjmeira@gmail.com, ou entregá-lo na recepção, antes do início da 1ª ronda.
- As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: xadrezjmeira@gmail.com ou pelos contactos 964677356/253518934 (Prof. João Martinho) até às datas acima indicadas, com o nome completo, o ano de nascimento/Escalão etário e o Elo FPX de semi-rápidas dos jogadores e o nome e o contacto do responsável pelo clube/escola. Os jogadores Sub 08 devem indicar a data de nascimento completa.
Qualquer inscrição fora do prazo limite, com ou sem almoço, poderá vir a ser aceite apenas através de contacto com o Professor João Martinho. Fora do prazo estabelecido, cada inscrição com almoço poderá custar 12 euros para os jogadores e 10 euros para os acompanhantes.
8. Prémios - Não acumuláveis; a classificação geral, até ao 5.º lugar, e a Feminina, até ao 3.º lugar, prevalecem sobre todas as outras): taças/troféus e/ou medalhas para os oito primeiros da classificação geral, para os cinco primeiros dos escalões Sub 8, 10, 12, 14, 16, 18/20 e Femininos Absolutos, para o jogador mais jovem e para as três melhores equipas (com o mínimo de 4 jogadores); Medalhas para o melhor aluno, entre os não premiados, de cada ano de escolaridade das Escolas do Agrupamento João de Meira. Haverá um prémio de presença para todos os jogadores e equipas participantes não premiados classificatoriamente e outros prémios surpresa a sortear entre os presentes na cerimónia da entrega dos prémios. Só se entregarão prémios aos jogadores presentes na respectiva cerimónia.
9. A Organização reserva-se o direito de admissão. Todas as inscrições estarão sujeitas a confirmação.
10. Casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Direcção/Arbitragem da prova, tendo em conta os RC da FPX e as regras de jogo da FIDE, não havendo recurso das suas decisões, incluindo de alterações de última hora, da responsabilidade da Direcção, as quais, se tomadas até à véspera do evento, serão publicadas no Blog do clube. A inscrição e participação no torneio significam a aceitação do presente regulamento.
11. Para qualquer esclarecimento ou informação adicional deve contactar-se o Prof. João Martinho (TLM – 964 677 356 e TLF – 253 518 934). Pode, ainda, consultar-se o blog do clube de xadrez: http://xadrezjmeira.blogs.sapo.pt, onde se actualizarão as informações sobre o torneio.
João Martinho (Director do Torneio)

Regulamento III TORNEIO SÉNIOR DA ESCOLA EB 2,3 JOÃO DE MEIRA
1. Em paralelo e em simultâneo com o seu VIII Torneio Aberto Sub 20, o Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira, com o apoio das Juntas de Freguesia da Costa e de Oliveira do Castelo, do Agrupamento de Escolas Professor João de Meira e da Associação de Pais da Escola EB 2,3 João de Meira, organiza no dia 19 de Junho de 2011, nas suas instalações, à Rua Calouste Gulbenkian, em Guimarães, o III Torneio Sénior em Partidas Semi-Rápidas, destinado a jogadores federados e não federados dos escalões de seniores e de veteranos.
2. Aplicam-se todas as normas do Regulamento do VIII Torneio Aberto Sub 20, excepto nos pontos 3 e 8, que sofrem as seguintes alterações relativamente ao número de rondas e de prémios, como a seguir se descreve:
a) O torneio terá 7 rondas de 20 minutos para cada jogador, 3 de manhã e 4 de tarde, e não haverá sistema acelerado.
b) Prémios - taças/troféus e ou medalhas para os cinco primeiros da classificação absoluta, para o 1.º veterano e para as três primeiras equipas (contam os quatro primeiros jogadores, mas as equipas para se classificarem poderão apresentar apenas três jogadores).
João Martinho (Director do Torneio)
As inscrições estão abertas na sede do NXST

Sem comentários: