terça-feira, 17 de maio de 2011

Jogos dos Candidatos : Gelfand e Grishuk na final.


Os G's triunfaram sobre os K's uma vez que tanto Kramnik como Kamsky tiveram que se dobrar perante o jogo adversário de Grischuk e Gelfand respectivamente.
Alexander Grishuk
O jogo entre Kramnik e Grischuk foi um pouco estranho já que Grischuk apresentou uma estratégia muito clara : empatar de brancas e segurar o jogo de pretas à espera dos jogos em formato blitz. Pode parecer exagero ou até simplismo sobre o que realmente se passou mas, considerando a rapidez com que Grishuk empatou todos os jogos de brancas quer sejam clássicas ou rápidas, leva-nos a pensar isso mesmo. Na verdade, no tiebreak de rápidas, empatou em catorze lances no jogo dois e em apenas OITO no jogo quatro, também sempre de brancas. É como se estivesse a dizer a Kramnik que se sentia confiante para o desempate nos jogos de blitz. Qualquer que tenha sido a razão, a sua estratégia resultou e, após oito empates, conseguiu a sua primeira vitória no jogo inicial naquele formato e, no segundo, batia claramente o opositor quando "lembrou-se" que só necessitava de um empate para estar presente na final. Dito e feito. Empatou.

Boris Gelfand
 No outro jogo, Gelfand perdeu no terceiro jogo de rápidas mas, logo a seguir, ganhou no quarto o que os atirou também para o desempate em partidas blitz onde Kamsky foi derrotado por 0,5-1,5 . O israelita fará, assim, companhia a Grishuk na final.
Apesar da sua combatividade estar intacta, Gelfand preocupa pelo número de vezes desperdiçadas para vencer Kamsky (mesmo durante as partidas clássicas), sem o contudo conseguir fazer.
Assim, teremos uma final de todo inesperada mas onde os finalistas mereceram lá estar.



         Resultados
Semi-final 1
Nat.
Rtg
G1
G2
G3
G4
R1
R2
R3
R4
Blitz
Tot.
Perf
Boris Gelfand
ISR
2733
½
½
½
½
½
½
0
1
1.5
5.5
Gata Kamsky
USA
2732
½
½
½
½
½
½
1
0
0.5
4.5


Semi-final 2
Nat.
Rtg
G1
G2
G3
G4
R1
R2
R3
R4
Blitz
Tot.
Perf
Vladimir Kramnik
RUS
2785
½
½
½
½
½
½
½
½
0.5
4.5
Alexander Grischuk
RUS
2747
½
½
½
½
½
½
½
½
1.5
5.5


A final começará a disputar-se no próxima dio 19, quinta-feira.

Sem comentários: