segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aronian eliminado e o insólito salva Kramnik quando o relógio se desliga

As surpresas vieram quase ao mesmo tempo. Aronian empatava 1,5-1,5 (0/1 + 1/0 + ½/½) com Grischuk após o terceiro jogo do tiebreak, mas perdeu a quarta partida e viu-se impossibilitado de continuar na competição. Já Kramnik empatou frente a Radjabov todos os jogos e, depois, perdeu o primeiro jogo de blitz (desempate) e no segundo, com uma posição de empate evidente (que o afastava da prova), quando faltavam 15 segundos para cada jogador, o relógio desligou-se !!!!  Quando regressaram, ambos terminaram o jogo sem qualquer incremento por lance e Radjabov perdeu rapidamente. Assim, houve necessidade de se jogar um novo desempate de dois jogos em que Kramnik venceu o primeiro (terceiro) e o segundo (quarto) por Radjabov ter sido apanhado num perpetuo e ter deixado esgotar o seu tempo. Assim o russo, pode dizer-se, foi salvo pelo ... relógio.
Amanhã e quarta-feira serão dias de descanso, retomando-se a competição na quinta-feira com o primeiro jogo da segunda ronda.

2 comentários:

Francisco Assunção disse...

Sinceramente, já vi o 4º e ultimo jogo de blitz entre o kramnik e o radjabov mais q uma vez, e nao reparei em nada de anormal. Aliás esse jogo foi o único que vi, porque infelizmente nao pude acompanhar o resto. No último jogo parece q o radjabov desiste em posiçao de empate, o q é verdade. Simplesmente, o empate ou a derrota seria o mesmo para ele, e ele simplesmente entregou a partida. talvez seria bom situar o momento exacto na emissão online em q acontece esse caso insolito:
http://video.russiachess.org/view/275
Tambem foi referido q o jogo foi retomado sem qualqer incremento, quando o tempo utilizado era 5 minutos + 3 seg. por lance

Rui Miranda disse...

A notícia mencionava o quarto jogo como tendo sido aquele que ocorreu o problema com o relógio quando, na verdade, foi o segundo e, aquele a que tu assististe não foi ao jogo problemático.
Os jogos de tiebreak (desempate) são em série de dois com 5´+3'' por lance como sabes.
Na primeira dessa série, Kramnik perdeu o primeiro jogo e, quando o segundo iria resultar num empate que ditava, portanto, o seu afastamento, o relógio voltou a zero! Quando retomaram, jogaram sem o incremento de 3 segundos e Radjabov perdeu (1-1), originando novo desempate de dois jogos de tiebreak de 5'+3''. Kramnik venceu o primeiro e o segundo com um perpetuo o que levou a que o tempo de Radjabov esgotasse, perdendo este segundo desempate por 2-0.
O problema é que, se não tivesse acontecido este incidente, Kramnik seria afastado logo no primeiro desempate de dois jogos por 0.5-1.5 e já não teria tido a hipótese de jogar o segundo desempate e sair vitorioso.
O jogo que assististe foi, assim, o quarto do tiebreak tendo a confusão se instalado no segundo.
Já corrigi a notícia. Obrigado !