segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reportagem - Distrital por equipas - Fase final

Como o prometido é devido, vamos agora passar às incidências do jogo do passado sábado, dia 14 de Maio, a contar para a 2ª jornada da fase final do Campeonato Distrital por equipas.

Era um jogo aguardado com alguma expectativa, esta a da recepção ao G. D. Dias Ferreira (E), vencedor invicto da sua série e talvez o principal candidato ao título de campeão distrital, tendo em conta o elo médio da equipa.
A formação matosinhense fez deslocar a Santo Tirso uma equipa naturalmente e tecnicamente com elo médio superior à nossa, 1662 para 1550 do NXST.
Já sabiamos de antemão a qualidade destes jogadores, pelo que o jogo foi encarado com uma concentração mais apurada e o resultado foi o que assistimos.
O primeiro jogo a terminar foi o da mesa 2, com um jogo equilibrado até certo ponto, mas um lance menos bem conseguido pelo jogador Diogo Valente, entregou a vitória às negras, conduzidas pelo Carlos Ribeiro.
O jogo da mesa 3 estava bem encaminhado para o Rui Miranda, Dama contra Torre e Bispo adversários, mas um peão negro do jogador do GDDF, José Vieira, prestes a promover, foi fatal, porque impossibilitou a movimentação da Dama branca, estando a defender a casa de promoção para o Peão, e assim a vitória do jogador visitante foi só uma questão de tempo.
O jogo seguinte a terminar foi o da mesa 4, muito equilibrado até certo ponto, mas um Peão bem lançado por José António Pacheco a dois tempos de promover, fez com que Hugo Vilela fosse obrigado a abandonar a partida.
O jogo da mesa 1, o de estreia neste campeonato distrital para o jogador visitante António Rodrigues (2098 elo) foi o que demorou mais, pois pela frente tinha José Pedro Cachorreiro, com menos 414 pontos elo, mas que já provou ter jogo bastante para superar os 1684 com que iniciou o campeonato.
Este jogo foi o mais equilibrado, mas no final, ao fim de três horas e meia e com um Cavalo a mais que o opositor, José Pedro Cachorreiro força a troca de Cavalo por Bispo negro e fica com o seu Bispo negro bem posicionado para controlar uma casa de passagem de um Peão adversário, que era o único a ameaçar promoção. Por sua vez as brancas tinham dois Peões bastante avançados, frente a um negro desprotegido.
Com esta posição, a vitória foi naturalmente conseguida e muito bem preparada.
Na próxima jornada, no dia 21 de Maio, frente à equipa B do Colégio de Gaia, na sala deste, o NXST só depende de si para se tornar vice-campeão distrital e de terceiros, a vitória por 3-1 do GDDF(E) sobre o GXP(E), para conquistar o título.

6 comentários:

Mário Amaral disse...

Parabéns Equipa NXST! Excelente resultado!

Rui Miranda disse...

Parabéns também para ti Mário que pertences a esta equipa. Um abraço !
Rui Ferreira, independentemente dos números pelos quais eventualmente o GDDF possa vencer o GXP, o NXST dificilmente deixará de sagrar-se campeão distrital (desde que, obviamente, vença o Colégio de Gaia por qualquer resultado). As três equipas ficariam empatadas entre elas com 6 pontos mas o GXP em caso de derrota só poderia fazer um máximo de 4 pontos em jogos ganhos (2,5+1,5) nunca alcançando o NXST que tem 4,5 pontos. O GDDF pode igualar-nos (1+3,5) mas perde em confronto directo connosco por derrota (1-3). Em caso de vitória por 4-0 do GDDF (que será difícil mas possível), então o GDDF faria 5 pontos em jogos ganhos aos adversários directos.

Francisco Assunção disse...

penso que o rui miranda está a fazer confusão. segundo sei a classificação é a seguinte:
1 gxp - 6 pontos 2 nxst e gddf - 4 pontos e 4- gaia 2 pontos.
Por isso basta que o gxp empate com o gddf para fazer 8 pontos e tornarse campeao. O maximo q o nxst conseguirá são 7 pontos.
A verdadeira coluna dos pontos é a que diz MP e não a que diz Pts.

Rui Miranda disse...

Confusão nenhuma Francisco. Lê bem o que escrevi no comentário: "... independentemente dos números pelos quais eventualmente o GDDF possa vencer o GXP.." . Portanto, caso haja uma vitória do GDDF (e só nesse caso) é que o NXST tem muito boas hipóteses de se sagrar campeão. Claro que se o GXP empatar ou ganhar, terminará a fase final sem derrotas e será campeão. Para termos alguma hipótese, o GDDF TEM de vencer o GXP e o NXST o Colegio de Gaia. Nesta situação, as 3 equipas ficariam empatadas no 1º lugar com sete pontos mas o NXST tem melhor factor de desempate nos jogos ganhos entre as equipas empatadas (Pts).

Rui Ferreira disse...

No último parágrafo escrevi que o GDDF teria de ganhar por 3-1, 4-0 era o ideal, para o NXST se sagrar campeão (ganhando nós o nosso jogo), por pensar que ganhando 2½-1½ não fosse suficiente, uma vez que no confronto directo perdemos com o GXP.
Sem desprimor pelo Colégio de Gaia (B), uma vitória nossa por 1-3 poderia não ser suficiente no caso da vitória do GDDF pela margem mínima. O 0-4 garante ao NXST o 2º lugar.

Rui Miranda disse...

Sem querer alimentar qualquer polémica sobre o assunto, reitero que não interessa o resultado frente ao Colégio de Gaia desde que seja uma vitória, na justa medida que esse clube não fará parte das equipas empatadas no caso de uma vitória do GDDF frente ao GXP. Desta forma, o resultado lá obtido não contará como factor de desempate.
Também no caso de uma vitória do GDDF por 4-0, daria a esse clube o melhor factor de desempate entre os três porque ficaria com 5 jogos ganhos (1+4); o NXST com 4.5 (1,5+3) e o GXP com 2.5 (2.5+0). O campeão seria o GDDF. Ao NXST interessa que o clube matosinhense vença por qualquer resultado menos por 4-0.