quinta-feira, 12 de maio de 2011

Jogos dos Candidatos : Segunda fase inicia-se com empates

A segunda fase de jogos, agora apenas com quatro competidores, começou hoje com dois empates.
Se na partida entre Kamsky e Gelfand se jogou uma Najdorf que evoluiu rapidamente para uma situação equilibrada, na outra entre Grischuk e Kramnik, aconteceu algo muito estranho. Os jogadores concordaram num empate no final de apenas 16 lances (!!!) . No primeiro jogo das semi-finais dos Jogos dos Candidatos e empatam em dezasseis lances? Para além de ser uma situação um pouco embaraçosa para ambos os jogadores sabendo que são alvo da atenção de milhares e milhares de pessoas que seguem on-line os jogos, também desiludem os seus fans em particular.
Sendo ambos de nacionalidade russa, provavelmente acordaram alguma coisa entre eles. Não se sabe bem o quê...

Semi-final 1
Vladimir Kramnik    RUS 2785 ½ ..........0.5
Alexander Grischuk RUS 2747 ½ ..........0.5
Semi-final 2
Boris Gelfand          ISR   2733 ½ ..........0.5
Gata Kamsky          USA  2732 ½ ..........0.5

Os segundos jogos terão lugar amanhã.

2 comentários:

Francisco Assunção disse...

Já começa a ser recorrente ver o kramnik a propor e a aceitar empates antes do 30º lance, quando joga de pretas. O proprio Grischuk tambem fez o mesmo quando jogou de brancas com o Aronian, que foi o único que tentou ganhar algum dos 4 jogos disputados antes do tie-break. Penso que nestes minimatch se devia implementar a Sofia rule, usada no último match Anand-Topalov. Com isto, cada vez mais se vai decidir os matches em tie-break e assim torna-se menos justo, porque já se sabe que o factor sorte aumenta à medida que o tempo de jogo diminui. Infelizmente, há bastante dinheiro a circular nestes jogos, e o interesse dos jogadores não passa por agradar aos fans

Rui Miranda disse...

Podes até ter razão contudo, a este nível, é inconcebível que se permitam este tipo de comportamentos mas, aqui, a "culpa" vai toda em primeira mão para os jogadores porque não se pode dissociar este tipo de acções com o facto de serem profissionais.
Se a razão foi motivada pelo dinheiro então, o mínimo que se pode dizer é que nem disfarçar sabem... :)