quinta-feira, 31 de março de 2011

Um português lidera o concurso lançado pela FIDE

Sob o título "Quer ganhar 10.000 dólares ?" noticiamos aqui, em meados de Fevereiro, que a FIDE se preparava para lançar um concurso solicitando projectos individuais ou colectivos que permitissem desenvolver um sistema medidor da força xadrezísta dos jogadores e, simultâneamente, conseguisse prever com alguma segurança os resultados dos jogos. Caso esse objectivo seja atingido, poderemos estar muito perto de nos despedirmos do sistema de Elo que conhecemos e que serve o xadrez há cerca de meio século. Jeff Sonas (responsável pelo concurso) forneceu a todos os concorrentes 65.000 jogos que eles devem utilizar para prever os resultados de outros 7.800 confrontos.

Pois, em primeiro lugar, segue um português de 28 anos de seu nome Filipe Maia (foto à direita). Não sendo um total desconhecido, Filipe Maia é um bioquímico estudante na Universidade de Uppsala que lidera a sua equipa e já confessou o seu parco conhecimento sobre estatística ou mesmo sobre chess ratings mas, no entanto, está na frente da competição. É ele também o autor de El Turco, o primeiro (e único) motor de xadrez português.

Na segunda posição segue uma equipa liderada por um matemático e xadrezista israelita Uri Blass (FIDE rating 2051) e, na terceira posição, uma outra que integra experts da modalidade em colaboração com Dave Slate e Peter Frey, reconhecidos líderes em computação xadrezista há muitos anos.

Para além do dinheiro, quem vencer esta competição receberá também uma cópia do Fritz 11 autografada por alguns dos melhores jogadores de sempre como Garry Kasparov, Viswanathan Anand, Anatoly Karpov e Vladimir Kramnik (foto do topo).

Sem comentários: