sexta-feira, 11 de março de 2011

Federação Francesa processa três jogadores por batota nas Olimpíadas

Em 22 de Dezembro de 2010, a Federação Francesa de Xadrez (FFE) iniciou a tomada de acções disciplinares contra três dos seus jogadores internacionais - os GM's Sébastien FELLER (na foto) e Arnaud HAUCHARD bem como contra o IM Cyril MARZOLO, por actos de "batota organizada" durante as Olimpíadas de Xadrez que tiveram lugar entre 21 de Setembro e 3 de Outubro do ano passado em Khanty-Mansiysk (Russia). Esta decisão decorre da informação prestada pela sua vice-presidente, Joanna Pomian, que afirmou que o telemóvel que ela tinha emprestado a Marzolo foi utilizado por ele para enviar mensagens a Hauchard que, assim, procurou obter ajuda ilícita para Feller que tomava parte na competição. A Federação Francesa requereu ainda que todas as mensagens enviadas e recebidas a partir e para aquele telemóvel fossem transcritas na íntegra para melhor se poder aquilatar da fraude. Desta tomada de posição foi também notificada a Federação Internacional (FIDE) bem como o ministro do desporto francês.

A queixa foi julgada admissível pela Comissão Federal de Apelo e Ética (CADE) que nomeou um investigador, estando agora o caso nas mãos do Comité Disciplinar daquela federação mas, com base na lei, tal pedido foi para já negado uma vez que o direito à confidencialidade das transmissões deve ser assegurado e só poderá ter provimento em caso de crime agravado ou por razões de segurança.

Assim, a federação gaulesa veio afirmar que pondera levar o caso aos tribunais civis onde tal segredo de correspondência poderia ser levantado.

A FFE também deseja enfatizar que tem absoluta obrigação de esgotar todas as possibilidade para esclarecer este caso, com vista a :

- Ilibar Joanna Pomian de qualquer eventual responsabilidade enquanto proprietária daquela linha telefónica já que, tudo o que fez, foi emprestar o seu telemóvel demarcando-se do uso que lhe foi dado.

- No seguimento dos acordos feitos, fazer respeitar os valores e a ética desportiva que são os alicerces da sua existência.

A França é o 3º país no ranking da FIDE e Feller (Elo 2657), de 19 anos de idade, um dos seus maiores promissores jovens talentos. Feller foi o único que participou nos jogos mas, supostamente, terá tido a ajuda ilegal dos outros dois colegas. A sua perfomance valeu-lhe a medalha de ouro ao ser considerado o melhor jogador no 5º tabuleiro com 6 pontos em 9 jogos. Se as acusações forem consubstanciadas terá, necessariamente, de devolver o seu prémio caso seja declarado culpado.

Caberá portanto ao Comité Disciplinar avaliar da existência dos alegados actos de batota, nas audições que terão lugar no próximo sábado, dia 19 de Março pelas 10,30h em Paris.

Sem comentários: