terça-feira, 8 de março de 2011

Chess on-line : edição de Março

À semelhança da edição de Fevereiro, a revista CHESS disponibiliza on-line, parte da sua edição de Março.
Na continuação da celebração do seu 75º aniversário, a revista continua a falar do relevante papel que o xadrez teve (agora no período pós-guerra).
Fala ainda de Alexander Alekhine enquanto campeão do mundo antes da guerra e da sua fraca performance no primeiro torneio em Outubro de 1945 após a cessação das hostilidades em Gijón, Espanha, terminando a 1,5 pontos de distância do vencedor. Aproveitando o facto de Alekhine já não ser popular em vários quadrantes, os jornais de então não lhe perdoaram o desempenho e trataram de rebaixa-lo em toda a linha. "A derrota de Alekhine" - foi um dos cabeçalhos. "Poderá o campeão recuperar ? " - perguntava-se em acrescento.
Na verdade, nunca recuperou. A razão psicológica para a fraca prestação de Alekhine era evidente. O mundo suspeitava que ele, durante a guerra, tinha sido um colaborador nazi e, essa suspeita, pesou seguramente.
Outro artigo que capta a atenção do leitor é sobre uma máquina electrónica de xadrez concebido por Art Fey no início do 1946. Quando os jogadores efectuavam um lance, a máquina registava-o num papel que saía por um dos lados.
Isto e muito mais, pode ler na edição de Março .

Sem comentários: