segunda-feira, 21 de março de 2011

Batota nas olimpíadas : Jogadores franceses suspensos

Após duas horas de deliberação, o comité disciplinar pronunciou os jogadores como "culpados de violação da ética desportiva".
O MI Cyril Marzolo foi punido com cinco anos de suspensão, o GM Sebastien Feller sentenciado a três anos de suspensão mais dois de serviço comunitário (se recusar, esses dois anos converter-se-ão em mais dois anos de suspensão), o GM Arnaud Hauchard foi repreendido por conduta desviante e banido para sempre de capitão e treinador no seio da Federação Francesa de Xadrez. O comité teve como atenuante a idade de Sebastian Feller à altura dos acontecimentos que, à data das olimpíadas, tinha 19 anos.
Os acusados que negaram tais actos (com excepção de um que terá colaborado) referiram que irão recorrer desta decisão. Se isto for feito em tempo útil então, em teoria, Sebastien Feller poderá ainda participar no Campeonato Europeu em Aix les Bains, que se iniciará muito brevemente.
"Tivemos acesso à forma como as mensagens eram enviadas a Feller e o processo era, de facto, engenhoso. As mensagens em código eram consultados por Hauchard no bar junto à sala de jogo que, depois, informava Feller do quadrado para onde deveria efectuar o lance." - diz o auto de acusação.