sábado, 22 de maio de 2010

A resposta de Ilyumzhinov

A batalha pela presidência da FIDE está ao rubro.

Do lado de Kirsan Ilyumzhinov e à frente da batalha, está o presidente da Federação Turca de Xadrez, Ali Nihat Yazici, que tem vindo a publicar alguns artigos no site da FTX contra o candidato Anatoly Karpov. No seu último, Yazici explica as razões para ter passado de adversário a amigo e aliado do ainda presidente da FIDE.
"Porque escrevi este artigo ?" perguntou Yazici. "De fora, e desde 2006, existiam muitos rumores sobre a forma menos correcta de que como a FIDE era gerida. Mas acreditem que, de dentro, apercebemo-nos que 100% desses rumores são falsos. Nestas últimas duas semanas, falei com inúmeros delegados que me transmitiram o seu receio pelas alegações de Karpov sobre a corrupção no seio da Federação. Foi essa a razão que me levou a apoiar o actual presidente. Pedi a Karpov que me desse provas ou um pedido de desculpas. Não vi nenhum dos dois."
Sabemos, claro, que os apoios não são oferecidos de forma gratuita. O que Ilyumzhinov terá prometido a Yazici e à Federação Turca não se sabe mas, se vier a reconquistar o mais alto lugar a nível do dirigismo no xadrez mundial, Yazici não tardará certamente a reclamar o que será seu por direito...

Sem comentários: