segunda-feira, 3 de maio de 2010

CM - Início da segunda metade da competição acaba em novo empate

A 7ª partida deste Campeonato do Mundo marcou o início da segunda metade dos jogos previstos para uma primeira fase da disputa (12).
Anand jogou novamente de brancas já que na primeira metade foi Topalov que se inicou a jogar com aquela côr.
Mais uma vez a Catalã foi a abertura eleita por Anand. Topalov, contudo, estava bem preparado para essa eleição ao introduzir uma variação que Ivanchuk apresentou em Nice no início do ano num jogo contra Gelfand.
Dessa preparação resultaram 16 lances efectuados em 3 minutos (!!!). Anand, por seu lado, gastou cerca de 35 para executar o mesmo número de movimentos. A diferença de tempo entre os jogadores haveria de crescer quase até aos 55 minutos. Topalov parecia assim, ter uma forte novidade pela primeira vez no jogo, jogando rápido e sem hesitações até ao lance 21 e mantendo sempre a pressão sobre o campeão do mundo, até que decidiu repetir uma posição. Anand viu a oportunidade de atacar e colocou alguns problemas ao seu oponente. No entanto, o candidato tinha os recursos suficientes para aguentar o ataque e tentou, inclusivé, uma série de movimentos de forma a poder desferir um ataque mais perigoso. Anand mostrou-se sempre muito concentrado e não errou. A partida acabou dali a pouco por repetição de posições.
Amanhã, jogar-se-á o 8º jogo pelas 13,00h.

O sétimo pode ser visto ou revisto aqui .
Anand 4 Topalov 3

Sem comentários: