terça-feira, 11 de maio de 2010

Anand continua campeão do mundo

E no último jogo, Anand consegue revalidar, com algum brilhantismo, o título de campeão do mundo.
A segunda metada da partida foi totalmente dominada pelo indiano que não fez mais do que atacar e Topalov remeteu-se a uma defesa que, adivinhava-se, não teria qualquer escapatória possível tal a força de concentração de peças do seu adversário.
A vitória de Anand por 6,5/5,5, traduz o quão difícil foi para o campeão do mundo esta revalidação.
Anand (à direita na foto, durante os primeiros lances da derradeira partida) tinha a desvantagem teórica de jogar com as pretas à entrada do último embate que poderia ser (como foi) decisivo para atribuição do título mundial.
Se tivesse terminado empatado, então teríamos um prolongamento de jogos, agora em partidas rápidas na quinta-feira. Uma espécie de desempate no qual os especialistas afirmam que Anand saíria beneficiado.
Anand jogou o gambito de dama rejeitado com a variação Lasker. A posição favoreceu a inúmera troca de peças mas com Topalov querendo ganhar posição, acabou por complicar as coisas, começando a derrocada por volta do 30º lance tendo o bispo de Anand tido um papel fundamental na estrutura vitoriosa do campeão do mundo ao controlar a diagonal a8:h1.
A um dado ponto, Anand ofereceu tacitamente o empate por repetição. O pretendente búlgaro evitou essa repetição e ficou difícil prever quem saíria vencedor. No entanto, Topalov foi longe demais com 31...exf5? e, apesar de ter lutado, Anand conseguiu o ponto necessário para reter o título conquistado anteriormente.
A última partida pode ser vista ou revista aqui .

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste Campeonato do Mundo todas as partidas são brilhantes, e aconselho a lerem os comentários feitos por GM´s ao vivo.
Mas de todas, acho que as mais interessantes são a 1ª e 2ª partida.