sexta-feira, 7 de maio de 2010

CM - Novo empate no 10º jogo

O jogo de hoje resultou novamente na divisão dos pontos. O empate ocorreu à entrada do 60º lance e após 5 horas exactas de confronto.
Esperava-se que Veselin Topalov jogando de brancas pressionasse. Viswanathan Anand voltou à defesa Gruenfeld com uma diferença do primeiro jogo (10...b6).
Os jogos pareciam equilibrados até que Topalov descobre 25.Ba6 que trouxe um novo fôlego à posição. Anand julgou ter encontrado novamente forma de equalizar mas mostrou-se surpreendido quando Topalov decidiu tentar a vitória. Se Anand estranhou a determinação do seu opositor, muitos comentadores são unânimes em afirmar que ele esteve perto da derrota, pelo menos em teoria.
Topalov continuou a pressionar mas o lance 44.Be6 pareceu permitir que Anand voltasse ao jogo respondendo com 44...Nd6+ e 45...Nc4. Depois desta posição, o jogo ganhou um cariz de empate e Anand jogou sempre muito concentrado para obter a divisão de pontos.
A sensação de que se safou por pouco, pode-lhe ser benéfica a nível psicológico depois de uns dias de algum desapontamento.
Apenas dois jogos mais. No domingo e na terça-feira.
O jogo pode ser visto ou revisto aqui .
Anand 5 Topalov 5

Sem comentários: