Na penúltima ronda do campeonato, as jogadoras ucranianas defrontavam as favoritas chinesas. As asiáticas, embora favoritas constataram, desde cedo, que o encontro não seria fácil. Em quase todos os tabuleiros registaram-se empates, tendo sido o terceiro que ditou a diferença quando Natalia Zhukova derrotou Zhao Xue, dando assim á Ucrânia uma saborosa vitória por 2,5-1,5. A China perdeu, assim, os primeiros pontos na prova mas, curiosamente, sagrou-se campeã com essa derrota.
A razão para esse sucesso quando falta ainda jogar uma ronda, deveu-se á derrota da Índia frente á Geórgia. A Índia, que tinha sempre acompanhado a China de perto, resolveu imitá-la também nas derrotas perdendo por 3-1 para aquela ex-república soviética. Nos dois primeiros tabuleiros as indianas eram superiores e, ao falharem nesses (dois empates), perderam nos restantes onde a superioridade estava do lado contrário.
A Rússia derrotou a República da África do Sul pelos já repetitivos 4-0 posicionando-se no segundo lugar, mas sem possibilidades de desalojar as chinesas da posição cimeira. Apesar de existir uma hipótese teórica de as igualar em pontos, já não as poderão igualar em jogos ganhos, o que ditará sempre a vitória final da China.
Finalmente, a Arménia venceu o Vietename pela margem mínima enquanto a Grécia derrotou a Turquia por 3,5-0,5.
CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DA 8ª RONDA
Deixou de ter interesse a última ronda no que respeita ao primeiro lugar e onde se defrontam a China e a Índia. É que, caso as indianas tivessem vencido hoje, este seria de facto o encontro do título.
Sem comentários:
Enviar um comentário