Infelizmente não são só os jogadores que são apanhados a fazer batota. A Associação Internacional de Jogos de Computadores (ICGA), acabou de desqualificar e banir o Rybka e o seu programador Vasik Rajlich, de anteriores e futuros Campeonatos do Mundo de Xadrez para estas aplicações. A ICGA acusa Rajlich de plagiar outros dois programas, o Crafty e o Fruit, e ordena que lhe sejam devolvidos os troféus e os prémios monetários referentes aos Campeonatos do Mundo de 2007, 2008, 2009 e 2010.
Vasik Rajlich |
No dia 1 de Março foi publicada uma carta assinada por catorze programadores afirmando que o Rybka era uma clonagem do Fabien Letouzey’s Fruit. Parece que teriam razão...
Vasik Rajlich é checo-americano (nascido em Ohio, Cleveland) e formado em ciências computadorizadas. É ainda Mestre Internacional na modalidade.
4 comentários:
O autor do todo-poderoso Houdini lista o Ippolit/RobboLito, o Stockfish e o Crafty como principais influências, mas a verdade é que o seu código continua fechado e continuamos sem saber se há plágio. É um problema para a ICGA, e uma das possíveis soluções passaria por exigir a mudança de licença para open-source a todos os competidores. Até lá, os motores fechados têm vantagem.
Viva Nuno. Obrigado uma vez mais pelo seu comentário. Já percebi que é de Santo Tirso e gosta de xadrez. Por isso, convido-o a visitar o Núcleo de Xadrez e, se quiser, tornar-se sócio.
Em alternativa, sábado, na Junta de Freguesia de Vila das Aves, disputar-se-á o distrital de rápidas durante todo o dia, onde estaremos presentes. Apareça ...
Sou apenas um curioso do xadrez e o meu jogo é muito fraco. Agradeço-lhe imenso o convite e irei aparecer.
Mesmo que seja (como diz) fraco, só o pode melhorar se praticar.
Cá o esperamos.
Enviar um comentário