quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CM : Tudo empatado




O início da terceira partida
Após dois rápidos empates nas duas primeiras partidas, parece que a contenda se tornou mais séria e disputada. A verdade é que, após quatro confrontos, registaram-se outros tantos empates. No entanto, o terceiro e último jogo, foram já partidas empolgantes e de desfecho imprevisível.
No penúltimo, Carlsen jogou de brancas e terminou ao fim de 51 lances, com um espetador muito particular entre os assistentes - Garry Kasparov. 

Kasparov entre a assistência
O norueguês esteve debaixo de muita pressão mas conseguiu escapar.
Foi uma boa partida que durou para além do primeiro controlo de tempo, onde o campeão em título nunca teve problemas com a abertura e conseguiu até uma melhor posição, quando teve oportunidade de forçar a dama opositora a refugiar-se num canto.


E o início do quarto e último

No último jogo coube, então, a Anand  movimentar as peças brancas. Uma luta fantástica onde o defensor do título foi forçado a sacrificar um peão muito cedo retirando, contudo, alguma compensação a longo prazo. Kasparov ainda presente afirmou ter gostado das oportunidades das brancas até ao 31º lance, onde Carlsen pareceu ter obtido alguma vantagem. O campeão do mundo puxou dos seus galões e encontrou excelentes lances que lhe permitiram empatar numa final de torres.
O confronto com maior duração até agora (64 lances), quando faltam oito jogos.
Hoje é dia de descanso, pelo que a competição será retomada só amanhã.

2 comentários:

ra disse...

É com muita satisfação que vejo o regresso do Rui Manuel Miranda a esta plataforma informática que ele com tanta generosidade sempre tem colaborado.

Rui Miranda disse...

Não lhe chamaria exatamente "regresso" já que as minhas últimas publicações datam de 16 de Outubro e 6 de Novembro embora reconheça que, no defeso, as publicações diminuíram, em boa parte também pela falta de notícias.
Abraço !