Após as duas vitórias consecutivas de Carlsen que lhe permitiram manter uma boa distância do ainda campeão do mundo, as duas partidas seguintes resultaram em outros tantos empates em quase o mesmo número de lances ( 32 na sétima, e 33 na oitava ).
No penúltimo encontro, Anand (de brancas) e Magnus Carlsen, em nova Berlin Ruy Lopez (4.d3), empataram então em apenas 32 lances. O indiano escolheu uma variação tranquila e ambos rocaram para o lado da Dama. Aberta a coluna h, as torres foram posteriormente trocadas e, a final resultante de Dama contra Dama, foi a divisão do ponto.
No oitavo confronto, Carlsen mudou para 1.e4 e o campeão do mundo defendeu com a mesma linha que o seu oponente tem seguido : a ainda Ruy Lopez variação Berlin. Não aconteceu muita coisa no tabuleiro, e os jogadores ainda fizeram mais alguns lances após se terem deparado com uma final de peões. O resultado está agora em 5-3 para o norueguês.
Anand tem de vencer um jogo (ou melhor ainda, dois) para poder aspirar entrar na luta pela revalidação. Ao norueguês, basta-lhe esperar sentado e provocar empate atrás de empate...
Sem comentários:
Enviar um comentário