quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CM : Já cheira a novo campeão do mundo



Após as duas vitórias consecutivas de Carlsen que lhe permitiram manter uma boa distância do ainda campeão do mundo, as duas partidas seguintes resultaram em outros tantos empates em quase o mesmo número de lances ( 32 na sétima, e 33 na oitava ).
No penúltimo encontro,  Anand (de brancas) e Magnus Carlsen, em nova Berlin Ruy Lopez (4.d3), empataram então em apenas 32 lances. O indiano escolheu uma variação tranquila e ambos rocaram para o lado da Dama. Aberta a coluna h, as torres foram posteriormente trocadas e, a final resultante de Dama contra Dama, foi a divisão do ponto. 


No oitavo confronto, Carlsen mudou para 1.e4 e o campeão do mundo defendeu com a mesma linha que o seu oponente tem seguido : a ainda Ruy Lopez variação Berlin. Não aconteceu muita coisa no tabuleiro, e os jogadores ainda fizeram mais alguns lances após se terem deparado com uma final de peões. O resultado está agora em 5-3 para o norueguês.
Anand tem de vencer um jogo (ou melhor ainda, dois) para poder aspirar entrar na luta pela revalidação. Ao norueguês, basta-lhe esperar sentado e provocar empate atrás de empate...


Sem comentários: