sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CM : Carlsen passa para a frente (3-2)

O nº1 do mundo Magnus Carlsen assumiu hoje o comando da prova após o campeão do mundo ter cometido apenas um único erro (no lance 45)  para desistir 13 lances mais tarde. O norueguês passa assim para a frente depois de se terem jogado 5 jogos neste Campeonato do Mundo FIDE que decorre no hotel Hyatt Regency em Chennai, Índia.
Os noruegueses presentes na sala aplaudiram a vitória e gritaram o nome do do seu conterrâneo após o indiano ter desistido.  - "Sabe bem quebrar o impasse e ter o comando", disse Carlsen.
“A final de torres foi muito difícil" - disse por sua vez Anand que, como dissemos, cometeu um erro fatal. O campeão do mundo afirmou ainda que os seus problemas teriam começado ao 34º lance (Td4).
A ansiedade e o nervosismo no início do quinto confronto
A quinta partida começou com Carlsen a fazer o primeiro lance. Havia uma pequena surpresa à sua espera. Anand optou por uma variante da Semi-Eslava que tinha já jogado com sucesso em Belgrado contra Kramnik, de pretas, em 1997.

Carlsen rocou no lado da dama e permitiu cedo a sua troca. Usando os bispos, Anand esperava igualar e forçar um empate fácil. Contudo, o 19º lance manteve a pressão nas negras.
Após 23 lances, os jogadores enfrentavam uma final de torres e bispos da mesma cor. A torre do lado do rei negro não foi desenvolvida a tempo e, esse factor, ofereceu a Carlsen uma vantagem imbatível.

Sem comentários: