sábado, 23 de novembro de 2013

CM : O rei está morto. Viva o Rei !!!



Magnus Carlsen venceu o Campeonato do Mundo 2013 em Chennai esta sexta-feira. O 10º e último jogo terminou em mais um empate, conferindo um resultado de 6,5 / 3,5 a favor do norueguês, que celebrará o seu 23º aniversário daqui a uma semana.
Apesar de Anand ter tido a hipótese de vencer três jogos de seguida igualando a contenda, ninguém acreditava muito (inclusive, o próprio ex-campeão do mundo...) que isso pudesse vir a acontecer.
Carlsen iniciou, outra vez, o jogo com 1.e4 e, desta vez, Anand respondeu com 1...c5 - o lance que muitos esperavam que tivesse feito na partida anterior. O lance 3.Bb5+ também era esperado, já que é a melhor forma de obter uma ligeira vantagem frente à Siciliana.

O mergulho na piscina para comemorar o título
No 21º lance, quando o indiano repetiu o lance, o resultado parecia então óbvio. No entanto, e a faltar apenas um empate para se sagrar campeão do mundo, Carlsen não repetiu o seu, tendo decidido jogar pela vitória.
Anand, de repente, cometeu um (outro) grave erro. Efetuou um lance estranho com a Dama, e os computadores estremeceram. As brancas tinham agora uma larga vantagem. Poderia Carlsen vencer também este ? Mas não. O agora campeão do mundo falhou a sua oportunidade e, apesar de ter mantido alguma vantagem numa final de cavalos, teve de se contentar com o empate. 
O rei está morto. Viva o Rei !!!

A felicidade do novo Campeão do Mundo

Sem comentários: