sábado, 16 de novembro de 2013

CM : Carlsen aumenta a vantagem para 4-2

Este sábado, Magnus Carlsen reforçou a sua liderança na prova que definirá o próximo campeão do mundo frente a Viswanathan Anand para 4-2. Numa Ruy Lopez tranquila, o norueguês de 22 anos conseguiu, confortavelmente, igualar. Capturou um peão. Depois outro mas, o final de torres fazia prever outro empate contudo, o indiano falhou (novamente) ao não encontrar a melhor defesa e desistiu ao 67º lance.


Em mais um final de torres, Magnus Carlsen "empurrou" Anand para outra final de torres para obter uma vantagem de dois pontos. Os motores estavam constantemente a dizer "EMPATE" mas, perante os vários problemas que se lhe depararam, Anand não conseguiu dar a resposta adequada.

Evitando a final de Berlin  com o lance 4.d3 parecia uma boa decisão por parte do indiano, e o 10º lance (Bg5) teve o condão de colocar Carlsen a pensar por uns largos 25 minutos. A partir do 15º lance,tornou-se óbvio que Anand iria tentar a sua sorte na ala do rei. O primeiro passo seria fazer "aterrar" o cavalo em f5. No entanto, Carlsen encontrou uma série de manobras excelentes e, quando todas as peças menores tinham sido trocadas, parecia que o jogo das negras estava, pelo menos, empatado. Mas na verdade, após 26...c4!, não havia qualquer dúvida que era o norueguês que jogava para vencer.

Carlsen deixava o seu oponente com uma estrutura de pões deficiente e facilitava o seu sucesso. 
- " Acho que obtive uma posição sólida após a abertura e, a dada altura, estava um pouco melhor...". Quando questionaram Anand sobre o lance 38.Qg3,ele respondeu : " O que posso dizer ? Há dias em que estou para ali virado..."

Sem comentários: