quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A entrevista do Campeão do Mundo

O atual campeão do mundo e nº1 FIDE concedeu uma entrevista à Chess TV, onde revela um pouco mais da sua vida pessoal e profissional.
É uma entrevista de cerca de 15 minutos onde afirma que tornar-se campeão do mundo nunca foi um sonho de criança, que apenas pretendia jogar e divertir-se e que só o ano passado decidiu que queria o título, encontrando-se muito motivado no Jogo dos Candidatos. 
À pergunta de qual seria a sua escolha entre ser o nº1 do ranking da FIDE e campeão do mundo por muitos anos, Magnus respondeu, com um sorriso, "ambos".



Depois de referir que nem sempre o campeão do mundo é o melhor jogador da atualidade e que ele faria os possíveis para que, durante o seu "reinado", ambas as afirmações fossem verdadeiras, o norueguês selecionou a 4ª e 9ª partida do match com Anand como as melhores.
Magnus acredita que o seu jogo tem algumas semelhanças com o de Fischer no sentido de que ambos colocam muita pressão sobre os adversários. 
Nunca deixando de enaltecer o trabalho de toda a sua equipa (embora nunca tenha apontado os nomes que a integram), revelou que o mês de dezembro será um período de férias, e que só voltará à competição ao vivo em fevereiro no torneio de Zurique. 
Ainda com humor, afirmou ainda não se lembrar do que disse ao seu pai após ter vencido o match mas que, provavelmente, se lamentou sobre alguma jogada que teria falhado em determinada ocasião do jogo.
Finalmente, admitiu que  se o seu Elo caísse drasticamente, a sua motivação também sofreria com isso.

Sem comentários: