quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CM : Carlsen já tem uma mão no título



É quase certo que o próximo campeão do mundo seja Magnus Carlsen após ter vencido hoje e, pela terceira vez, neste Campeonato do Mundo que decorre me Chennai frente a Viswanathan Anand.
Numa Nimzo-Indian bem calculada, o indiano obteve uma boa posição de ataque e teve as suas oportunidades. No entanto, nunca existiu um mate declarado. Após ter pensado mais de 30 minutos no 23º lance, Anand não quis perder muito tempo num lance que lhe pareceu óbvio e jogou rapidamente 28.Cf1, quando deveria ter jogado 28.Bf1, já que o cavalo em g3 bloqueava o contra-ataque da Dama negra. Ao retira-lo, Carlsen ficou com a possibilidade de defesa a 29.Th4. Embora não existisse um mate evidente, colocaria as negras em apuros. Desta forma, o motor oficial atribuía um score de 7 pontos negativos às brancas. O jogo estava condenado para ele após a resposta do seu oponente com 28. .. De1.

Anand estava inconsolável na conferência após o jogo
Assim, o norueguês tem já uma vantagem muito considerável de 6-3, precisando apenas de um empate amanhã para se sagrar campeão mundial, já que faltam apenas 3 jogos.

1 comentário:

ra disse...

Que bom ter assim tão perto a informação.
É o tempo do Carlsen!
Boa,boa,boa!