segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tata Steel : Karjakin entra em força


Grupo A: Ronda 1 - Sábado 12 janeiro
Levon Aronian - Loek van Wely
½-½
Magnus Carlsen - Fabiano Caruana
½-½
Pentala Harikrishna - Anish Giri
1-0
Vishy Anand - Hikaru Nakamura
½-½
Ivan Sokolov - Wang Hao
½-½
Peter Leko - Erwin L'Ami
½-½
Sergey Karjakin - Hou Yifan
1-0
 
Iniciou-se a edição deste ano de um dos mais prestigiados torneios - o TATA STEEL.
A ronda inaugural foi relativamente calma, mas com alguns pontos de interesse. O jogo que reunia mais atenções era aquele que opunha Maqgnus Carlsen a Fabiano Caruana (em baixo), e que terminou empatado após o norueguês ter visto a sua abertura neutralizada e levada a uma posição de difícil evolução decisória com bispos de cores opostas. 


           O jogo mais aguardado da ronda deu empate
O jogo entre o campeão do mundo e o americano Nakamura também prometeu muito mas as linhas mais interessantes e possíveis de seguir não passaram nunca de alternativas.
Levon Aronian tinha uma posição dominante de cavalo frente a Van Wely, mas foi completamente neutralizada pela força destruidora da torre do holandês. Parecido aconteceu no outro jogo entre Skolov e Wang Hao, em que o primeiro tinha uma peão de vantagem mas, no final, foi forçadoi a acordar o empate

Karjakin neutralizou por completo Hou Yifan
Os resultados que não terminaram na divisão de pontos foram ambos muito instrutivos. Harikrishna teve uma paciência infinita e conseguiu converter uma posição melhor da sua torre num final de jogo ganhador frente a  Anish Giri após inúmeros lances.
Já Sergey Karjakin demoliu o jogo da chinesa Hou Yifan. A abertura da jovem jogadora asiática foi muito pobre e, após o seu rei se encontrar preso no centro, foi apenas a sua tenacidade que a impediu de perder mais cedo.

Sem comentários: