terça-feira, 15 de janeiro de 2013

R3 Tata Steel : Karjakin isola-se e Anand bate Caruana


Magnus Carlsen arrecadou o seu primeiro ponto nesta competição que decorre em Wijk, com uma vitória convincente frente ao nº 2 holandês Loek van Wely; o campeão do mundo Vishy Anand derrotou o nº 5 mundial Fabiano Caruana; e Sergey Karjakin averbou a sua segunda vitória no jogo com o chinês Wang Hao. Karjakin lidera agora isolado com 2,5 pontos á frente de Carlsen, Anand e Harikrishna. 
Grupo A: Ronda 3 - Segunda, 14 de Janeiro
Magnus Carlsen - Loek van Wely
1-0
Pentala Harikrishna - Levon Aronian
½-½
Vishy Anand - Fabiano Caruana
1-0
Ivan Sokolov - Anish Giri
½-½
Peter Leko - Hikaru Nakamura
½-½
Sergey Karjakin - Wang Hao
1-0
Hou Yifan - Erwin L'Ami
½-½


O norueguês bateu então Loek van Wely, que admitiu ter trocado a ordem dos lances na abertura e que, mais tarde, tentou corrigir de forma astuta. É claro que, a este nível, e ainda por cima jogando contra o melhor jogador da atualidade, o resultado não poderia ser famoso e o jogo entrou no seu final com as negras sofrendo de uma estrutura completamente estilhaçada. Em vez de lutar pelo impossível, o holandês desistiu. No final os relógios marcavam 1:25:43 contra 0:12:29 favorável ao nórdico.


O indiano teve uma boa razão hoje para celebrar, ao bater Caruana em grande estilo. Uma posição dominante na Espanhola permitiu às brancas, de forma surpreendente,  infiltrarem as suas maiores peças no jogo das negras. Uma falha ao 34º lance permitiu ainda finalizar de melhor forma o que já se vinha desenhando.


A última vitória do dia foi para Karjakin. Wang Hao julgou que a posição era boa para empatar e contentou-se com meio ponto. Contudo, ao facilitar na busca desse resultado, acabou por perder. Às vezes, quando se força demais, acaba-se por sair amargamente derrotado como foi este o caso, mesmo a este nível !
A maior parte dos restantes jogos resultaram em confrontos aborrecidos, onde um outro jogador teve alguma sorte na divisão dos pontos.



Sem comentários: