quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

R10 Tata Steel: Carlsen com um ponto e meio de vantagem a três rondas do fim

Nesta ronda viu-se uma grande variedade de jogos interessantes, com sacrifícios e lances posicionais precisos.Hou Yifan bateu Harikrishna de negras, Levon Aronian derrotou Wang Hao, e Magnus Carlsen aumentou a distância para os seus perseguidores ao vencer Erwin L'Ami. Não faltará muito para que se possa gritar o número '2900' !
Caruana continua a desiludir um pouco perdendo, desta vez, para Nakamura que, assim, se juntou a Anand e Aronian na segunda posição.
Grupo A - Quarta, 23 de Janeiro
Loek van Wely - Anish Giri
½½
Fabiano Caruana - Hikaru Nakamura
0-1
Levon Aronian - Wang Hao
1-0
Magnus Carlsen - Erwin L'Ami
1-0
Pentala Harikrishna - Hou Yifan
0-1
Vishy Anand - Sergey Karjakin
½-½
Ivan Sokolov - Peter Leko
0-1

Com apenas  três rondas para serem jogadas, Carlsen tem tudo para se sagrar vencedor deste Tata Steel 2013.
No jogo de hoje frente a Erwin e sabendo que o holandês é um perito na Caro-Kann, o nº1 do mundo decidiu-se pela linha  Bc4/Ce2/Cf4 que, basicamente, dá às brancas um par de bispos mas pouco mais. Contudo, Carlsen não precisa de muito mais! Ele apenas necessita de uma posição que seja jogável e, depois, espera para ver o que acontece...
O jogo, na verdade, só teve um lado. O holandês apresentou-se no tabuleiro demonstrando muito respeito pelo oponente, e nunca tentou nada particularmente ativo. Mesmo perto do fim, pareceu que poderia ter usado outros recursos quando estava com um peão a menos. Carlsen arrancou outro ponto, e dificulta a tarefa aos seus competidores de o acompanharem até ao fim neste evento.

Sem comentários: