quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

R4 Tata Steel : Anand e Carlsen juntam-se a Karjakin no comando

Uma ronda onde os espetadores ficaram, seguramente, muito satisfeitos, já que assistiram a tudo o que poderiam ter pedido.
Se Carlsen jogou de forma a fazer jus à sua qualidade de melhor jogador do planeta, Anand parece ter voltado à sua boa forma (embora seja ainda cedo para o afirmar), depois de ter vencido Caruana na ronda anterior, "despachou" Aronian de seguida.
Grupo A: Ronda 4 : Terça, 15 Janeiro
Loek van Wely - Erwin L'Ami
1-0
Wang Hao - Hou Yifan
1-0
Hikaru Nakamura - Sergey Karjakin
½-½
Anish Giri - Peter Leko
½-½
Fabiano Caruana - Ivan Sokolov
1-0
Levon Aronian - Vishy Anand
0-1
Magnus Carlsen - Pentala Harikrishna
1-0
O único jogo aborrecido de hoje foi entre Giri e Leko. Uma nada habitual Nimzo teve uma defesa adequada e o jogo não deu em nada. Mas em todos os restantes verificou-se muita ação.
Wang Hao fez um jogo exemplar também numa clássica linha Nimzo. Com lances rigorosos como d5! e c4!, assegurou uma melhor estrutura alicerçada na vantagem de ter um bispo poderoso frente a um cavalo duvidoso. Hou Yifan tentou arduamente, mas a posição não era de todo confortável. Após defender por um largo período, falhou perante aquela que já era uma posição difícil, e Wang Hao venceu o encontro entre chineses.


Caruana venceu Sokolov numa Ruy Lopez. Após ter construído o centro mais forte, foi simplesmente impossível para o holandês segurar todas as peças e, após ter sido forçado a desistir de dois peões, o jogo tinha terminado.


O jogo entre Nakamura e Karjakin não foi o mais entusiasmante de todos mas, a parte final, compensou largamente. Cedo, após a captura de um peão, as brancas estiveram sob uma pressão intensa provocada pelas peças mais fortes das negras. Isto levou a partida para uma final de Damas no qual o americano tinha uma conjunto de peões, mas Karjakin tinha um peão passado e ameaçador na coluna d). Talvez Nakamura tivesse deixado o peão avançar demasiado e foi forçado a aceitar um perpétuo.

Carlsen provou, mais uma vez, porque é o nº1 do mundo mostrando uma eficaz abertura frente a Harikrishna. Pouco depois da fase da abertura, o norueguês lançou um rápido ataque ao flanco do rei. Ofereceu peões como se eles não fossem importantes e, em troca, obteve um forte e ameaçador peão passado em e6. A sua posição dominante permitiu-lhe explodir o flanco da Dama de Harikrishna capturando peões, um a um e, com essa vantagem posicional e com o peão passado, a partida estava decidida.

 
O jogo do dia foi, contudo, aquele que opôs Anand a Aronian. Um jogo em que Anand parece mostrar que devem contar com ele. Em apenas 23 lances provocou uma destruição completa.


Amanhã é dia de descanso.

Sem comentários: