sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

R5 Tata Steel : Ronda sem entusiasmo



Nesta quinta ronda muitos dos favoritos venceram os seus jogos, onde Aronian mostrou a sua classe ganhando um jogo muito simples frente a Sokolov. O GM holandês ficou demasiado satisfeito após ter jogado 16.Bg5?! e dxe6?! e, após ter perdido demasiado material, foi forçado a desistir.

Grupo A: Ronda 5-Quinta, 17  Janeiro 2013
Pentala Harikrishna - Loek van Wely
1-0
Vishy Anand - Magnus Carlsen
½-½
Ivan Sokolov - Levon Aronian
0-1
Peter Leko - Fabiano Caruana
1-0
Sergey Karjakin - Anish Giri
½-½
Hou Yifan - Hikaru Nakamura
0-1
Erwin L'Ami - Wang Hao
0-1

Nakamura também derrotou facilmente Hou Yifan. Num jogo esquisito, a chinesa seguiu a máxima de simplesmente sacrificar peões do flanco do rei para, mais tarde, os recuperar. O problema é que ela nunca conseguiu fazer isso e, no final, sentiu a falta deles.


Leko derrotou Caruana numa Espanhola muito bonita, mostrando o porquê de dominar o quadrado em c4. Em dada altura, lançou um ataque ao flanco do rei adversário que não pôde ser contrariado. Os computadores não concordaram com o seu plano mas ficou no ar uma sensação de que foi bem arquitetado. Caruana não encontrou defesa e caiu rapidamente.


Karjakin contra Giri não foi uma partida muito entusiasmante. já que muitas peças saíram do tabuleiro e nada restou senão que um empate óbvio. Infelizmente, contudo, foi uma autêntico hino à modalidade comparado com aquele que aconteceu entre Anand e Carlsen, que foi realmente muito aborrecido e onde nada aconteceu. 

 

Sem comentários: