quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Slam Masters : Três empates e tudo na mesma

 

Fabiano Caruana manteve a liderança no Grand Slam Masters Final em São Paulo.
Ontem registaram-se três empates mas não que sem antes se registasse grande luta em todos os tabuleiros. Hoje foi dia de descanso e a penúltima ronda está agendada para amanhã.

Ronda Nº 3 : Quarta-feira, 26.setembro.2012
Levon Aronian
½-½
Francisco Vallejo
Fabiano Caruana
½-½
Viswanat. Anand
Magnus Carlsen
½-½
Sergey Karjakin

Aronian empatou relativamente rápido com Vallejo mas a partida esteve recheada de ideias e táticas. Pareceu que, por uma vez, a abertura de brancas do arménio não tinha resultado mas a sua reação ao cavalo do espanhol foi muito boa.


Magnus Carlsen e Sergey Karjakin, os dois jogadores mais fortes no mundo nascidos em 1990, lutaram durante 67 lances. Numa jogada (4.g3 Índia de Dama), Karjakin permitiu que a sua estrutura fosse quebrada em troca de maior mobilidade de algumas peças. Contudo, num dado momento, o russo decidiu trocar as damas e o resultado foi um final de jogo mais fácil para as brancas, especialmente quando Carlsen pôde trocar, também ele, o seu bispo pelo cavalo das negras.

Vishy Anand esteve na defensiva durante a maior parte do jogo frente a Fabiano Caruana. Com  3.Bb5+, o líder do torneio lembrou o indiano de uma desagradável derrota com Sergey Tiviakov, algumas semanas antes do confronto entre ele e Boris Gelfand. Desta vez o campeão do mundo escolheu a mais sólida 3...Bd7 mas, ainda assim,~não se livrou de uma pressão ligeira. Permitindo 18.Nd5, Anand pode ter calculado mal em algum momento já que perdeu um peão. No final de jogo, acabou por ter de defender o empate com menos um peão (quatro contra três).
 
Classificação no final da 3ª ronda
Nome Fed EloPts
Fabiano Caruana ITA 27737
Levon Aronian ARM 28165
Magnus Carlsen NOR 28434
Viswanathan Anand IND 27803
Francisco Vallejo Pons ESP 26972
Sergey Karjakin RUS 27781
 

Sem comentários: