quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novos estatutos da FIDE aprovados. Kasparov e FIDE de novo amigos

Conforme é já tradição, no decorrer das Olimpíadas de Istambul, decorreu também um Congresso da FIDE.
Durante uma semana, os delegados reuniram-se para discutir assuntos relacionados com a modalidade e votarem projetos e propostas importantes, cujo efeito terá início em 1 de julho de 2013.
Neste 83º Congresso, umas das mais importantes resoluções foi a alteração dos estatutos da FIDE e o Regulamento Eleitoral, culminando com o discurso proferido por Garry Kasparov.
Um dos pontos mais discutidos e aguardados, foi o número de Vice-Presidentes a exercer o cargo (ponto sensível para muitas federações, já que conduziu a uma das duas recentes ações jurídicas contra a FIDE)
Ficou decidido que, durante as eleições só poderão existir dois Vice-Presidentes. Após esse período, o Presidente poderá nomear entre 3 e 5 elementos para o mesmo cargo, com a necessidade da Assembleia Geral ter de aprovar a quantidade nomeada.
Para ser candidato, o futuro Vice-Presidente deverá ser indicado por três federações, com cada federação a poder indicar apenas um nome.
Delegados a exercerem o seu direito de votos na Assembleia Geral
Os novos estatutos foram aceites pela AG, o que pode ser encarado como um grande passo para uma FIDE mais democrática.
Garry Kasparov, que apoiou as federações contra a FIDE tanto politica como financeiramente, foi depois convidado a discursar.
Primeiro sentou-se numa das extremidades da mesa mas depois foi convidado a sentar-se junto de Ilyumzhinov já que - "Daria uma grande foto" - disse Makropoulos, Presidente Delegado daquele organismo. Kasparov sorriu e antes de começar a falar, apertou a mão de Illyumzhinov, aplaudido pela totalidade dos delegados.
No seu discurso, o ex-campeão do mundo congratulou os delegados por terem conquistado um 'momento histórico' para o xadrez, suavizando as sua intervenção com palavras conciliadoras.

Kasparov lado a lado com Ilyumzhinov

Sem comentários: