segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curiosidades no xadrez

Tal como todos os desportos, o xadrez tem também as suas curiosidades. Deixo aqui algumas delas que penso serem interessantes.



1. No inicio, os relógios de xadrez eram de areia.
2. O campeão mundial mais velho da história foi Wilhelm Steinitz e tinha 58 anos quando perdeu seu título.
3. O Peruano Esteban Canal tornou-se Grande Mestre aos 81 anos de idade.
4. O primeiro torneio de xadrez de qual se tem notícia, celebrou-se na Corte Real de Madrid em 1575.
5. Num determinado jogo, o Mestre Bronstein demorou 50 minutos para jogar o seu primeiro lance.
6. O recorde de jogada mais lentapertence a Francisco R. Torres que demorou 2 horas e 20 minutos para jogar um só lance. Curiosamente, só tinha duas possibilidades de escolha.
7. Num dos primeiros torneios femininos que se realizaram, o primeiro prémio era nem mais nem menos que uma máquina de costura.
8. "Chess Made Easy" foi o livro de xadrez mais vendido de todos os tempos e foi publicado por C.J. Purdy e G. Koshnitsky em 1942.
9. Durante a revolução americana, os colonos tentaram renomear o Rei, a Dama e o Peão como Governador, General e Pioneiro.
10. Só para os dois primeiros lances (uma das brancas e outra das pretas) existem 400 posições diferentes; 72.084 depois da 2ª jogada e mais de 9 milhões depois da 3ª jogada. Depois de 4 jogadas para cada lado, existem mais de 280 milhões de posições diferentes. Depois da 6ª jogada, existem cerca de 300 Biliões de posições diferentes.

Sem comentários: