quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Caíssa: a Deusa do Xadrez

Caíssa é a Deusa grega protectora do jogo de xadrez. Esta Deusa é reverenciada num poema em inglês arcaico de autoria de Sir William Jones em 1763. A base de inspiração está na narrativa mitológica segundo a qual o Deus da Guerra, Marte, convenceu o Deus dos Desportos a inventar um jogo para distrair o coração de Caíssa para que Ele pudesse conquistar o Seu amor. O jogo foi inventado e chama-se, hoje, xadrez.

Eis a lenda de Caíssa:
Há milhares de anos atrás, Caíssa, uma jovem deusa estava a ter previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, resolveu criar um jogo. O jogo criado parecia ser uma espécie de jogo de estratégia.
Num primeiro contacto, percebia-se que o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que se tentavam matar um ao outro. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha e 1 rei.
Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira jogada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal.
As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foram amaldiçoadas a só poderem andar na horizontal. O roque é quando seu rei pede defesa e move-se duas casas para o lado em que a torre desejada estiver, e a mesma move-se duas casas, passando pelo rei, e ficando ao seu lado.
Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em L.
Um selo editado no Paraguai em 
homenagem à Deusa mitológica
Os bispos foram empregados igualmente como no tempo da inquisição mas, desta vez, eles não matam pessoas pela religião e sim pela cor. Devido a sua grande crueldade receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal. A dama ou rainha foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu nenhuma maldição. O rei foi criado para parecer igual aos generais de guerra que logo iriam surgir. A sua similaridade com os generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menor importância se eles voltarão vivos. Uma maldição foi-lhe também lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.
Depois de criado, a jovem deusa resolveu esconder o seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem. Caíssa não sabia onde seria um bom local para escondê-lo. Então resolveu atira-lo para qualquer lugar da Terra. O jogo foi então atirado à sorte e caíu na Índia. Quando os Indianos descobriram o jogo ficaram impressionados, tentaram jogá-lo de várias maneiras mas havia sempre uma discordância entre os jogadores. Certo dia resolveram fazer algumas regras que deviam ser respeitadas por qualquer um que o jogasse. Passaram-se muitos anos desde esse dia. Caíssa resolveu aquirir o seu jogo de volta e mostrá-lo aos seus pais mas, quando soube que o jogo era muito conhecido e jogado, ela resolveu proteger o jogo deixando-o assim definitivamente na Terra.

Sem comentários: