segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E o Óscar vai para ... Magnus Carlsen

Pouco depois de vencer o torneio de Biel, o jovem norueguês Magnus Carlsen alcançou mais um
Carlsen segurando o Óscar
marco na sua brilhante carreira. Depois de ter recebido o prémio de 2009, os 211 jornalistas internacionais que fizeram parte do júri também lhe atribuíram o Óscar de Xadrez 2010.
Óscar que não é, certamente, tão espectacular e lucrativo como o das estrelas de Hollywood mas, em todo caso, é um troféu que qualquer jogador de xadrez gostaria de receber.
Entre 1967 e 1988, este prémio foi sempre atribuído pela Associação Internacional de Imprensa de Xadrez mas, após um hiato de cinco anos, foi o falecido Alexander Roshal, então editor da revista russa 64, que trouxe de volta esta tradição.
O primeiro vencedor do Óscar de Xadrez informal foi Bent Larsen em 1967 e o primeiro vencedor oficial, Boris Spassky em 1968.
Carlsen foi eleito por jornalistas de 36 países. À pontuação mais elevada corresponderam 13 pontos, para o segundo estavam reservados 11, 9 para o terceiro, o quarto escolhido recebia 7 pontos, o quinto 6 pontos, o sexto 5 pontos, até ao décimo lugar ao qual coube a atribuição de 1 ponto.
É a segunda vez consecutiva que Magnus Carlsen recebe este prémio. Na votação totalizou 1.264 pontos, mais 20 do que o segundo colocado, o actual Campeão do Mundo Vishy Anand.

Sem comentários: