quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Chess Masters - 3ª Ronda : Vallejo vinga-se em Carlsen e Ivanchuk derrota campeão do mundo

Dificilmente alguém poderia prever com total exactidão os resultados que se verificaram nesta ronda. Se a derrota do campeão mundial frente a Ivanchuk (apesar de não esperada) não constitui uma surpresa de monta já que o experimentado ucraniano nos habituou a umas perfomances de "altos e baixos", aquela sofrida por Carlsen frente a Vallejo, não estava nas previsões dos vários analistas até porque o espanhol ainda não conquistara qualquer ponto até então. A agravar este cenário, ambas as surpresas ocoorreram na mesma ronda. Resultado : não só os dois primeiros da tabela mundial perderam como ocupam os dois últimos lugares da classificação nesta competição.
Nakamura - Aronian
Carlsen - Vallejo
O primeiro jogo a terminar foi o de Aronian contra Nakamura. A partida foi aborrecida e sempre muito equilibrada até que, ao 36º lance, ambos os jogadores decidiram trocar peças, resultando numa posição similar e num empate acordado dez lances depois.
 O segundo jogo terminou com uma surpresa uma vez que Vallejo (que tinha perdido os dois jogos anteriores) descobriu o caminho para derrotar o número um actual.
Ivanchuk - Anand
Carlsen que teve sempre supremacia posicional durante toda  a partida  e fez, inclusivé, um jogo a roçar a perfeição, resolveu ao 30º lance oferecer uma peça e ditar, assim, o desfecho da contenda. Não é nada habitual assistir a tamanha desatenção por parte do norueguês que deve ter cometido hoje o maior erro em partidas efectuadas durante todo este ano. Por isso, lembre-se que, sempre que ' oferecer'  uma peça ao adversário, não está a fazer nada que os melhores jogadores não façam. Esta derrota no entanto, tanto mais grave se revela, quanto era vital vencer o espanhol para igualar os resultados efectuados pelos seus adversários. Assim não aconteceu e Carlsen terá de reformular toda a sua estratégia de forma a obter 3 pontos em partidas que se revelarão, por certo, mais complicadas do que esta. Por sua vez, Vallejo, oferece a si próprio um pouco de dignidade obtendo uma vitória que o pode relançar para outra prestação.
Após quatro horas e meia de jogo, Anand baqueava frente à genialidade de Ivanchuk. O ucraniano de 42 anos apresenta um jogo de elevado índice na sequência, aliás, daquele que exibiu durante a recente Taça do Mundo.

3ª RONDA
                                                                  
V. Anand (IND)      0-1   V. Ivanchuk (UCR) 
L. Aronian (ARM) ½-½ H. Nakamura (EU)
F. Vallejo (ESP)  1-0  M. Carlsen (NOR)

CLASSIFICAÇÃO - FINAL DA 3ª RONDA
_- V. Ivanchuk___3 Jogos e 7 pontos
_- L. Aronian____3 Jogos e 5 pontos
3ºs- H. Nakamura _ 3 Jogos e 3 pontos
___ F. Vallejo ____ 3 Jogos e 3 pontos
5ºs -V. Anand ____ 3 Jogos e 2 pontos
___ M. Carlsen____3 Jogos e 2 pontos

Hoje é dia de descanso. A 4ª ronda jogar-se-á sexta-feira quando forem 19,00h portuguesas (15,00h locais)

Sem comentários: