segunda-feira, 11 de julho de 2011

Xadrez será modalidade olímpica ?

Durante mais uma das inúmeras visitas que o presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov continua a efectuar, desta vez às Filipinas, o presidente do comité olímpico filipino, Jose Cojuangco Jr., assinou um pedido a ser entregue junto do comité olímpico internacional, para que o xadrez passe a ser considerado modalidade olímpica.
A esse respeito, Kirsan Ilyumzhinov afirmou : "Estamos a trabalhar no sentido de que o xadrez possa ser incluído no programa olímpico. Das nossas longas conversações com o presidente do comité, Jacques Rogge, penso que está claro que temos boas hipóteses mas necessitamos do apoio das federações e comités olímpicos de cada país. Temos para nós como prioridade, obtermos de todos os 170 países que fazem parte da FIDE, iguais pedidos que já solicitamos. Não existe nenhuma razão para que esses pedidos ainda não nos tenham chegado. Efectuei grandes esforços. Gostaria de agradecer ao presidente da federação filipina de xadrez, Prospero Pichay, bem como ao presidente do comité olímpico deste país, que foram os primeiros a responder a este nosso apelo".
O presidente da FIDE espera que este encontro possa desencadear uma "reacção em cadeia" e que outros países se possam associar a este pedido.

3 comentários:

Unknown disse...

A verificar-se a entrada do xadrez nos Jogos, espero que crie um interesse renovado no jogo.

Rui Ferreira disse...

Apesar de reconhecer que seria um importante impulso à modalidade, não acho bem que o Xadrez seja modalidade olímpica, porque para isso teriamos as variantes de bilhar, talvez o poker, alguns jogos de cartas, os dardos (ou setas) a um alvo, a orientação (modalidade em crescendo), para não falar do futsal, etc, etc.

Francisco Vieira disse...

Integrar o xadrez nos Jogos Olímpicos é acabar de vez com o xadrez.
O futuro não passa pela integração nos JO retirando ou diminuindo a dignidade e importância que umas Olímpíadas podiam e deviam permitir.
O futuro passa por retirar do poder Kirsan Ilyumzhinov e, sobretudo, os 'icebergs' responsáveis pela situação em que se encontra o xadrez mundial como esse Makropoulos.
Como não saberm tirar proveito de umas Olimpíadas de Xadrez, pretendem matá-las de vez.
Além de assassinos querem ser os coveiros.
(Seguir-se-á, agentes da funerária?)