sábado, 2 de julho de 2011

Final do distrital : Carlos Ribeiro começa com um saboroso empate

Inicou-se ontem, na sala do GXP, a fase final do distrital em partidas clássicas e os três jogadores do Núcleo presentes começaram com o pé direito.
José Pedro Cachorreiro, apesar de uma desatenção que o fez trocar a dama por peças de valor inferior colocou-se, desde logo, numa posição delicada. A mais valia e experiência do jogador tirsense permitiu-lhe, no entanto, vencer. Fernando Azevedo, que antevinha grandes dificuldades frente ao campeão distrital em título, conseguiu dar réplica suficiente para chegar a um final de peões embora em posição de inferioridade. Tal desvantagem traduziu-se depois numa vitória do jogador matosinhense. Carlos Ribeiro causou a surpresa da noite ao empatar frente a Miguel Ferreira, um jogador com mais de 400 pontos elo do que ele. Empate moralizador, portanto, que esperamos lhe possa abrir caminho para as vitórias.


Resultados da 1ª jornada
Rtg  Nome              Res. Nome               Rtg 
2319 Jorge Ferreira    1-0  Fernando Azevedo   1549
1540 Rogério Oliveira  0-1  António Silva      2224
1905 Miguel Ferreira   ½-½  Carlos Ribeiro     1483
1670 Mário Machado     + -  Álvaro Brandão     1739
1667 José Cachorreiro  1-0  Emanuel Sousa      1473
1412 João Castro       0-1  André Sousa        1624
1574 Hugo Soares       1-0  Gustavo Oliveira   1367
1151 Rafael Silva      0-1  Francisco Assunção 1555

5 comentários:

Rui Ferreira disse...

Bom arranque dos nossos representantes, o prof. Pedro sabia que era superior ao seu adversário e quando isso acontece normalmente facilita-se, ainda bem que conseguiu dar a volta e vencer.
O Carlos Ribeiro tem jogo para mais de 1800, mas a jogar com uma das jovens promessas da AXGaia, que mais tarde ou mais cedo estão nos 2000, sabia da dificuldade do jogo, o empate dá-lhe elo.
O prof. Fernando a jogar frente ao melhor jogador do distrito do Porto chegou a uma situação no tabuleiro que poucos esperavam, final de peões, embora em desvantagem, mas não deixa de ser motivante frente ao jogador que é.
Boa sorte para a 2ª ronda !

Francisco Assunção disse...

Penso que o Emanuel Sousa, deve imaginar que uma dama é superior a duas torres. Mesmo assim, no final em que estava, quando saí, penso que as pretas conseguiam empate, dado que uma torre das brancas estava limitada à última fila porque tinha que impedir as ameaças de perpétuo. Mas é certo que antes o "Prof. Pedro" estava mais que perdido. Quanto ao Carlos Ribeiro, nem de perto nem de longe tem jogo para 1800. Não por saber pouco de jogo, mas mais pela parte psicológica que para mim é o seu maior defeito. Todos sabemos que não devemos perder a postura nem a confiança, quando um lance nos corre menos bem. O Carlos peca muitas vezes por isso e acaba por pensar que está perdido quando na realidade ainda pode haver alguma esperança. Penso que o Miguel Ferreira pagou caro por ter facilitado e por ter jogado demasiado rápido nos lances iniciais (ele chegou a ter mais de 1 hora de vantagem no relógio). Para contrariar um pouco do que eu disse o Carlos revelou algum sangue frio neste jogo. Veremos se assim continua. Por último o facto do Fernando Azevedo ter chegado a um final de peões não é feito nenhum. Para mim ele esteve bem, fez o melhor que sabia e o resultado é compreensível, mas previsivelmente, o Jorge deixou o jogo para um final de peões porque acabou por se tornar mais simples, o que é normal.
Desculpem o meu desabafo, mas hoje deu-me para isto. Não levem a mal, é a minha opinião. Já agora que ganhe o melhor, no meu jogo com o "Prof. Pedro" :) Boa sorte para os restantes também.

Carlos Ribeiro (NXST) disse...

Olá Francisco. Obrigado pelos teus "elogios" a meu respeito. Até parece que me conheces de algum lado para me puderes avaliar dessa forma...quanto á questão de eu ter ou não jogo para 1800, sinceramente não sei nem estou interessado em saber. Quem me conhece bem (não é o teu caso!) sabe que não levo o xadrez tão a sério nem faço disso minha profissão. Tenho coisas mais importantes a tratar! Mas duvido que tu tenhas jogo para 1800 de elo. Quando muito, terás falta de bom senso e arrogância a mais. Seria bom termos mais cuidado ao julgarmos as pessoas, especialmente quando nem sequer as conhecemos minimamente. Acho que com o passar dos anos vais aprender isso, o que te será bem mais útil do que saberes movimentar peças de madeira num simples tabuleiro de xadrez. Fica bem e boa sorte para a tua próxima partida.

Francisco Assunção disse...

Caro Carlos: o defeito que eu lhe apontei, retirei-o unicamente dos seus jogos que observei, e não tem qualquer intenção de ofender ou tirar qualquer tipo de mérito ao seu resultado. Bem pelo contrário. E é reconhecendo os nossos pontos fracos que conseguimos evoluir. A parte psicológica de um jogo de xadrez, para mim é importante e é necessário o reconhecer.
Desde já deixo o meu pedido de desculpas, se o meu desabafo foi demasiado precipitado, porque percebo que tenha causado alguma discordância de sua parte.
Por último, eu não acho que eu tenha jogo para 1800, e não vivo preocupado com isso. Tenho a faculdade que me ocupa grande parte do tempo, e normalmente o xadrez fica só para o fim-de-semana. Aliás no meu comentário nem pus isso em causa.
Espero que tenha um resto de um bom torneio e que consiga provar que eu estou errado em dizer que não tem jogo para 1800. Abraço!

Carlos Ribeiro (NXST) disse...

Tudo bem Francisco. Só um pormenor: não faço questão de provar coisa nenhuma. Faço apenas aquilo que sei e a mais não sou obrigado! Abraço.