sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VI "A Arte da Guerra" - Encerramento e entrega de prémios

Decorreu esta 5ª feira, 24 de Fevereiro, a cerimónia de encerramento e entrega de prémios do VI "A Arte da Guerra", a "preliminar A" de apuramento para o Campeonato Distrital Individual Absoluto.
Foi uma cerimónia plena de sucesso, onde para além do habitual discurso do Presidente do NXST, contou com um momento musical como nunca se viu num final de torneio de xadrez, oferecido pelo "nosso" Fernando Azevedo.
O anfiteatro do Museu Municipal Abade Pedrosa quase que encheu os 72 lugares e todos ficaram surpreendidos com a surpresa preparada para o encerramento de um dos torneios mais significativos, organizados pelo nosso clube na presente época.
Este momento contou com a presença, em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso, da Vereadora Dra. Júlia Godinho, do Museu Municipal Abade Pedrosa, na pessoa do seu director, Dr. Álvaro Brito e ainda pela Junta de Freguesia de Santo Tirso, José Duarte Malheiro. Infelizmente não esteve presente qualquer representante da Associação de Xadrez do Porto, informada em devido tempo.
Discurso do Presidente do NXST, prof. Ricardo Amaral:

Sejam bem-vindos!
Em nome do NXST agradeço aos jogadores e àqueles que hoje a nós se juntaram para esta cerimónia de entrega de troféus e encerramento do VI Torneio de Xadrez "A Arte da Guerra".
O Xadrez é um jogo maravilhoso que pode ser jogado por todos e em todas as idades. Pouco exigente em termos materiais, de regras simples, de infindável riqueza criativa, jogado por dois jogadores, que comunicam entre si, exclusivamente, pelo movimento das peças.
Diz o poeta Rómulo de Carvalho "O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha o mundo pula e avança". Creio também, que este jogo exercita o sonho, valorizando as ideias e avaliando-as a todo o instante, pela sua essência fundamentalmente estratégica.
A vida vivida como um jogo, um sonho, onde a luz convive com as trevas, o bem com o mal e nesta dualidade, a recriação permanente da humanidade.
Consciente da importância social deste jogo, quer pelo contributo que dá, à diversificação na ocupação de tempos livres, de descanso e lazer, quer como meio de desenvolvimento e satisfação pessoal, o NXST tudo fará pela sua ampla divulgação e de incipiente luz de pirilampo, na actualidade tirsense, se transforme em luz solar.
Assim como um sonho, cada um que ama o xadrez, agirá como missionário na sua divulgação e da nossa continua e cada vez mais forte união, o xadrez sairá do ignoto, para a par de outras modalidades desportivas, contribuir para a felicidade individual .
Desejo que o Museu Municipal Abade Pedrosa, campo de batalha do próximo Arte da Guerra, assim o espero, contando para isso com o apoio e carinho dos funcionários, do director Dr. Álvaro Brito e da Dra. Júlia Godinho, vereadora da C.M. de Santo Tirso, se encha de alegria, amizade e esgrima de inteligência e desenvolvimento pessoal.
Parabéns a todos os jogadores e em especial ao justo vencedor.


O Núcleo de Xadrez de Santo Tirso agradece todo o apoio dado pelo Museu Municipal, bem como pela Câmara Municipal de Santo Tirso, desde o primeiro ano da realização deste torneio distrital.

Vídeos gentilmente cedidos pelo vencedor do torneio, Hugo Soares:
1ª Parte
2ª Parte
3ª Parte
Final

Classificação final

1º Hugo Daniel Soares - AC Alfenense 6½ pontos
2º Francisco Daniel Assunção - AC Alfenense 5½ pontos
3º Hugo Moreira - NXST 5 pontos
José Pedro Cachorreiro - NXST 5 pontos
Rui Miranda - NXST 4½ pontos
Jorge Dias - NXST 4 pontos
Fernando Azevedo - NXST 4 pontos
André Costa - Pontex 4 pontos
Albano Moreira - NXST 4 pontos
10º José António Pacheco - NXST 3½ pontos
11º André Manuel Martins - Pontex 3½ pontos
12º Nelson Filipe Coelho - Pontex 3½ pontos
13º Rui Ferreira - NXST 3½ pontos
14º Carlos Ribeiro - NXST 3 pontos
15º Luís Dias - NXST 3 pontos
16º Júlio Silva - Pontex 3 pontos
17º Tiago Paulo Lopes - Pontex 2½ pontos
18º Nuno Silva - NXST 2 pontos
19º Hugo Daniel Abreu - Pontex 2 pontos
20º Andreia Moreira - NXST 1 ponto
21º Miguel Maria Silva - Pontex 1 ponto
22º Pedro Daniel Silva - NXST 0 pontos

Classificação final completa (outras informações)

Sem comentários: