quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CHESS em formato pdf

No seu 75º aniversário, a revista CHESS disponibiliza on-line em formato pdf algumas páginas da sua edição de Fevereiro dedicadas à prática da modalidade durante a segunda guerra mundial, afirmando que o jogo desempenhou uma importante acção moralizadora nas tropas britânicas.
As dificuldades que a revista sentiu para sobreviver durante esse período, fotografias da época (inclusivé uma de um edifício bombardeado e que alojava no seu último piso o Centro Nacional de Xadrez), histórias e cartoons humorísticos emolduram os artigos.
" O xadrez é um jogo de guerra mas nada se compara à guerra real. Pior mesmo - diz o articulista - só a ameaça declarada às publicações especializadas da modalidade, já que as pessoas têm cada vez menos tempo e dinheiro para dedicar a actividades de lazer dado que têm de equacionar prioridades. "
E continua : " A revista CHESS tinha cabado de completar o seu 4º aniversário quando a segunda guerra mundial estalou na Europa em 01 de Setembro de 1939. A edição de Outubro desse ano desafiava a realidade com o seguinte título - XADREZ E GUERRA : NÓS CONTINUAMOS - COM A SUA AJUDA. "
Creio que não darão por mal empregue o tempo que dedicarem à sua leitura aqui .

1 comentário:

Xadrez online disse...

Muito boa a revista Chess... pena que aqui no Brasil não tenha uma assim divulgando o xadrez... Parabéns pelo blog