segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quer ganhar 10,000 dólares ?

Há mais de quatro décadas que o sistema de Elo FIDE tem servido como uma forma primária de aquilatar o valor de cada jogador nesta arte difícil de jogar bem xadrez. No entanto, apesar da popularidade deste sistema, nunca foi provado de forma concludente ser o melhor a utilizar. O Elo de cada jogador sumariza o seu passado histórico de resultados mas será que nos diz o comportamento desse jogador numa competição próxima ?

Pelos vistos há quem pensa que não e, por essa razão, um desafio foi lançado a todos os que se interessam pela modalidade (e não só). A Federação Internacional com o patrocínio da Deloitte Australia decidiu atribuir um prémio de 10,000 dólares a quem conseguir desenvolver um novo sistema de atribuição daquele Elo que se pretende mais justo e, de alguma forma, mais exacto.

É claro que será uma das empresas que se dedica exclusivamente à análise estatística ou outras de actividade similar que sairá vencedora deste concurso e não tanto um projecto individual mas, de uma forma ou de outra, parece certo que em breve surgirão novidades numa futura atribuição de Elo FIDE.

Sem comentários: