sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sófia WCQ - Topalov defrontará Anand (4,5-2,5)

O primeiro dos encontros que confronta Topalov e Kamsky a contar para a qualificação do campeonato do mundo, terminou empatado. Contudo, ao 17º lance, pensou-se que Topalov teria desbravado o caminho para a vitória ao iniciar um forte ataque ao seu oponente. O americano, porém, manteve-se calmo e defendeu brilhantemente tendo até conseguido uma ligeira vantagem.
Na segunda ronda, o búlgaro foi mais forte. Em vez de optar pela abertura siciliana que tanto gosta, Topalov optou pela sólida Ruy Lopez e, logo ao 5º lance, forçou o oponente a usar de muito tempo para responder. A partir do 15º, o búlgaro começou a desmantelar a defesa americana com movimentos acutilantes terminando apenas quando a vitória lhe sorriu.
No terceiro encontro voltou a registar-se novo empate. Kamsky reincidiu na escolha da defesa Gruenfeld (já o tinha feito no primeiro jogo), demonstrando que se sente bem preparado a executa-la. Perto do 50º lance, ambos os contendores acordaram, então, em mais uma divisão de pontos.
Na quarta ronda e jogando agora de brancas, o americano ganhou de forma impressionante não dando hipótese a Topalov.
No quinto jogo Topalov voltou às vitórias. Gata Kamsky apesar de um peão isolado, bateu-se bem até ao lance 35º, altura em que o desastre aconteceu. A perda de um peão foi o bastante para o búlgaro não deixar passar a oportunidade e vencer o jogo, ficando agora no comando com um "score" de 3:2 com apenas 3 rondas para jogar.
No sexto embate, o jogo adquiriu precocemente o perfil de empate. De registar que a divisão de pontos chegou por repetição dos últimos lances.
O sétimo jogo ditou, desde já, o vencedor desta qualificação. O búlgaro arrecadou mais uma vitória e, assim, conquistou o direito de defrontar Anand. O tempo traiu uma vez mais Kamsky e tirou-lhe discernimento. Curioso o facto de este jogador ter perdido dois jogos por jogar muito lentamente e um por jogar rápido demais sem a concentração devida. Claro que tudo isto esbarra e muito na capacidade fantástica de Topalov em arquitectar lances geniais o que lhe garante vantagem nos momentos decisivos.
A um jogo de encerrar a qualificação, já não é possível o americano alcançar o búlgaro.

Sem comentários: