4º jogo e 4º empate consecutivo |
Torna-se evidente que ambos os jogadores se sentem à vontade para decidirem a questão no tiebreak em partidas rápidas.
O jogo de hoje foi adiado pelos árbitros em meia hora pelo facto de, por alguma razão, existir demasiado barulho numa sala do hotel contígua aquela onde os jogos têm lugar.
Num jogo que teve apenas 18 lances o equilíbrio nunca foi perturbado. Gelfand preferiu, desta vez, um apoio na abertura muito mais seguro jogando outra Inglesa simétrica, enquanto Grischuk começou desde muito cedo a gastar demasiado tempo. No entanto, com alguns movimentos precisos, deixou bem claro que as brancas não teriam qualquer esperança de vantagem.
Na conferência de imprensa, Gelfand começou por dizer :
"Fiz um jogo muito mais cauteloso e subtil do que o que efectuei no segundo confronto, com uma posição enganadora e com muitas subtilezas. Ambos usamos muito tempo na aberturas mas as pretas conseguiram neutralizar a pressão das brancas. Na posição final, é difícil encontrar linhas ou ideias que justifiquem que qualquer dos lados pudesse jogar para a viitória."Grischuk concordou :
"As brancas jogaram com muitos truques e movimentos venenosos, com muitas subtilezas e nuances. Julgo que resolvi o problema de forma muito satisfatória. No final, quando nos preparavamos para trocar os nossos quatro bispos, a posição é completamente igual."Boris Gelfand (Brancas) - Alexander Grischuk (Pretas)
Jogo dos Candidatos - 4º jogo 23.Maio.2011
1. Nf3 c5 2. c4 Nc6 3. Nc3 e5 4. g3 g6 5. Bg2 Bg7 6. d3 Nge7
7. a3 d6 8. Nd2 O-O 9. Rb1 h6 10. 0-0 a5 11. Nd5 be6 12. Nxe7+ Qxe7 13. Ne4 Kh8
14. Nc3 Qd7 15. Bd2 Rab8 16. Qc1 h5 17. Bh6 Bh3 18. Re1 1/2-1/2
Faltam apenas mais duas partidas antes do tiebreak de rápidas pelo que, qualquer deslize agora, poderá ser irrecuperável.
1 comentário:
Que saudades dos titãs karpov / Kasparov! Aquilo sim era competição de verdade; faziam suas peças sangrarem.
Enviar um comentário