quarta-feira, 25 de março de 2015

VI Torneio "AET" : Carlos Ribeiro é líder isolado


Está fechada a 4ª ronda do VI Torneio "Ao Emigrante Tirsense" e, diga-se, sem surpresas. 
Carlos Ribeiro é agora o único jogador que conta por vitórias todos os jogos disputados e, portanto, com 4 pontos. Seguem-no um trio com menos um ponto.


No jogo que opôs Carlos Ribeiro a Rui Miranda, as brancas tiveram sempre o mérito de não permitir qualquer ataque sério ao seu rei ao bloquearem as diagonais dos bispos negros, dado que muito cedo decidiram trocar o seu par (de bispos) pelos cavalos do adversário. A partida esteve num impasse durante alguns lances, mas as negras viriam a ser forçadas a trocar uma torre por um dos cavalos. A partir daí forçaram a troca das peças maiores até conseguirem uma justa vitória.


Entre Pedro Cachorreiro e Luís Dias o resultado poderia ter sido diferente. A partida esteve sempre equilibrada mas viria a entrar num final de peões em que as brancas tinham mais um peão (4 contra 3). Uma distração levou a que os peões negros conseguissem anular a supremacia e terminassem com dois de vantagem fechando o jogo.
Rui Ferreira teve sempre o controlo do encontro frente ao ainda inexperiente Luís Pais. Começou por uma vantagem pequena que foi alargando até vencer comodamente o seu adversário que, a dado passo, não fazia mais do que defender-se da pressão exercida pelas brancas.
Fernando Azevedo também não teve muito trabalho frente a António Pacheco. Um roque não concluído esteve na base da derrota das negras. As brancas exerceram muita pressão sobre o rei adversário e este não teve outro remédio do que sair da zona de conforto e expor-se aos vários ataques a que foi sujeito. A partir daí, a resistência durou pouco tempo. 


A próxima jornada será disputada só no próximo dia 8 de Abril, quarta-feira, pela indisponibilidade de alguns jogadores devido à quadra festiva que se aproxima e terá os seguintes confrontos :


Sem comentários: