sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aronian avisa a FIDE que não jogará no Azerbaijão

As duas primeiras ofertas para a realização do 'Jogos dos Candidatos' que a FIDE recebeu, foram da Federação Búlgara e do Azerbaijão. No entanto, um dos mais cotados jogadores do momento, Levon Aronian da Armenia, avisou já que, caso a candidatura do Azerbaijão saia vencedora, ele não participará naquele importante evento, devido à tensão há muito existente entre os dois países. A carta dirigida ao organismo máximo da modalidade foi escrita por Aronian mas enviada pela federação armenia.

CARTA ABERTA

Fevereiro, 2, 2012

Para : Kirsan Ilyumzhinov Presidente da FIDE e
          Membros da Mesa Presidencial da FIDE


Estimado Sr. Presidente
Estimados Senhores Membros da Quadro Presidencial da FIDE

Soube, pelos media, que a Federação de Xadrez do Azerbaijão e da Bulgária submeteram candidaturas para a organização do Torneio dos Candidatos do Campeonato do Mundo.

Desejo informna-lo que o ambiente geral no Azerbaijão e as contínuas tensões que se vêm registando entre os nossos países, torna a minha participação nesta competição de alto nível  impossível, se realizada ali.
Um torneio de tão elevada responsabilidade como o dos Candidatos, requer paz de espírito e uma concentração especial. Nenhumas outras circunstâncias, se não forem relacionadas com o xadrez, deverão impedir um Grande Mestre de demonstrar a totalidade da sua perícia. Infelizmente, neste momento, nenhum armenio pode julgar a atmosfera psicológica naquele país favoravel e adequada; fatores que considero absolutamente necessários.
Na minha opinião, todos os participantes deverão usufruir de condições iguais o que, neste caso, não será possível se aquela candidatura vencer. Garantias de segurança e apoio adicional não serão a solução.

Levando em conta as considerações que enunciei, informo que terei imenso prazer em participar neste torneio em qualquer outro país mas, se o mesmo tiver lugar no Azerbaijão, não poderei participar e peço que me excluam.

Espero que tomem em conta as minhas considerações quando discutirem este assunto na próxima reunião.

Grato antecipadamente.

Cumprimentos,

GM Levon Aronian


Sem comentários: