quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço de cinco anos de actividade

O NXST completou, no passado mês de Junho, cinco anos de actividade. A data foi, na altura, devidamente comemorada com uma deslocação de dois dias ao Fundão da qual demos notícia em devido tempo.
Agora, no final do ano civil, impõe-se efectuar um balanço destes cinco anos e quem melhor do que o nosso eterno presidente Ricardo Amaral para o fazer ?
Esta é uma entrevista que já foi efectuada à algumas semanas mas que foi propositadamente guardada para publicação no final deste ano. São perguntas pouco elaboradas e respostas ainda mais sintéticas (a n/ pedido) para não esmorecer o interesse de quem lê procurando, no entanto, que cada resposta contenha o essencial da ideia que se procura transmitir.
_
BALANÇO DE 5 ANOS DE ACTIVIDADE
Blog : Como se formou o NXST ?
Ricardo : O NXST surgiu da necessidade de divulgar o Xadrez na nossa comunidade, contribuindo para a diversificação na ocupação de tempos livres e dinamização do movimento associativo.
Blog : Qual a necessidade de existir em Santo Tirso um clube dedicado exclusivamente ao xadrez ?
Ricardo : O valor humano do jogo de Xadrez constituí um excelente motivo para a criação de uma associação.
Blog : A adesão à modalidade tem sido a perspectivada ?
Ricardo : Ao nível escolar e na interacção Escola / NXST tem sido muito bom. A Escola tem proporcionado uma experiência razoável na iniciação ao jogo e tem abraçado as iniciativas do NXST no sentido de enriquecer essa experiência. Na fase seguinte a prosseguir no NXST, aumentando o desempenho e um conhecimento mais profundo do jogo a par do desenvolvimento associativo, desejava mais.
Blog : Quais julga serem as razões que podem fundamentar a sua resposta ?
Ricardo : Ao nível do Desporto Escolar os alunos têm feito bons resultados. A participação tem vindo a aumentar anualmente e a qualidade dos jogos disputados também; terminada esta experiência, são muito poucos os que prosseguem. Trocam talvez o xadrez por outras ocupações mais em moda ou menos exigentes em desempenho pessoal.
Blog : Quais são as maiores dificuldades com que o NXST se depara ?
Ricardo : O actual excesso de meios aliado a um aumento na complexidade social, é gerador de ruído que dificulta a tomada de opções individuais conscientes e socialmente úteis. A maior dificuldade estará em captar a população não escolar, os familiares dos alunos, pais, avós, tios ... aqueles que desconhecem o jogo e vão perdendo essa oportunidade.
Blog : O xadrez é considerado uma modalidade elitista. Sente-o assim ?
Ricardo : Creio que o Xadrez tem um lado divino tão grande que seria um enorme pecado restringir-se a um pequeno universo. Penso que será consensual o seu enorme valor humano e como tal imperiosa a necessidade de ser conhecido e/ou jogado por todos.
Blog : Consegue apontar a sua maior alegria ao longo destes cinco anos ?
Ricardo : Neste período, o Xadrez ajudou-me a viver um tempo diferente, com muitas alegrias. A maior, a comemoração do 5º aniversário.
Blog : A dedicação ao xadrez tem valido a pena ?
Ricardo : Diz o poeta " Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e, eu, acredito que a minha alma estará em crescimento.

Nota do entrevistado
" Estou eternamente grato a todos os sócios que permanentemente procuram ajudar a desenvolver a associação, sendo os autores deste blog uma boa amostragem desse grupo. Obrigado ! "

1 comentário:

Paulo Topa disse...

Que contem, pelo menos, 50x5 e que todos estejamos cá para os contar (com saúde e capacidade para jogar xadrez).