terça-feira, 21 de setembro de 2010

Olimpíadas de xadrez : Vitória e empate a abrir

A equipa masculina de Portugal entrou com o pé direito nas olímpiadas de xadrez ao derrotar a congénere do Malawi por uns concludentes e já esperados 4-0.
A feminina, por seu lado, desiludiu um pouco ao ceder um empate frente à equipa da Zâmbia. Tanto mais que nenhuma das adversárias possuía Elo FIDE o que poderá ter tido um efeito perverso na confiança das portuguesas.
Masculinos
4
0
__
Femininos
2
2
_
Para a segunda ronda, o sorteio determinou que a equipa masculina lusa defronte a norueguesa o que poderá colocar frente a frente Magnus Carlsen e Luís Galego. Lembramos que ambos ainda não se iniciaram no torneio já que descansaram no primeiro embate. Veremos se Carlsen pretende jogar contra Portugal ou se voltará a resguardar-se para confrontos mais difíceis. De qualquer forma, vida difícil para Portugal nesta segunda jornada onde o resultado deverá ser muito diferente daquele contra o Malawi.
A equipa feminina terá, também, uma jornada complicada tendo pela frente o Turcomenistão, cujas jogadores detêm Elos superiores em todos os tabuleiros.
Embora tenha só decorrido uma ronda, já existiram problemas no confronto que opôs Israel ao Yemen, não tendo o segundo comparecido por não reconhecer o primeiro como país. Também no xadrez (como em todo o lado infleizmente) , as questões políticas a sobreporem-se à causa desportiva.
O possível jogo entre Carlsen e Galego pode ser seguido em directo aqui .

Sem comentários: