segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tal Memorial - Kramnik vence e Carlsen salta para a primeira posição mundial

O Tal Memorial terminou com a previsível vitória de Kramnik (6pts/9 jogos) que, apesar de ter empatado na 8ª e penúltima ronda com Peter Leko, viu os seus mais directos competidores (Anand e Invanchuck) também empatarem pelo que, nas posições cimeiras da tabela, ficou tudo na mesma.
Carlsen conseguiu, no entanto, a sua primeira vitória no torneio frente ao ex-campeão do mundo FIDE Ponomariov em apenas 31 lances, subindo então ao quarto lugar. Nos restantes jogos registaram-se empates.
Nos últimos confrontos, destaque para aquele que colocou frente-a-frente Kramnik e Ivanchuk pois, quem ganhasse, seria declarado vencedor do torneio. Registou-se um empate e o vencedor beneficiou ainda da derrota de Anand frente a Aronian, tendo aquele sido atirado para a 5ª posição final quando seguiu nos três primeiros lugares durante toda a competição. Ivanchuk teve de contentar-se com o segundo lugar.
Carlsen voltou a ganhar (desta vez a Peter Leko) e ainda foi a tempo de agarrar o terceiro posto.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Ainda uma nota final para o facto de Magnus Carlsen ter saído deste torneio como nº 1 mundial (sem cariz oficial) já que os 4,7 pontos adquiridos e a ausência de Topalov o terão colocado, neste momento, no topo. Contudo, tudo poderá acontecer até que seja disponibilizado o próximo "ranking" FIDE a 1 de Janeiro após o torneio clássico de Londres.
A lista dos cinco primeiros do mundo é a seguinte :
1º Magnus Carlsen ..... 2805,7 pts
2º Veselin Topalov .... 2805,1 pts
3º Vishy Anand ......... 2789,7 pts
4º Vladimir Kramnik.... 2785,7 pts
5º Levon Aronian ....... 2781,3 pts

Sem comentários: